A nova onda de resultados bancários começa esta semana para o primeiro trimestre de 2025. Esperam-se provisões mais altas para perdas de crédito devido ao aumento da probabilidade de recessão.
O Banco Central da Lituânia multou a Revolut por falhas na prevenção de lavagem de dinheiro. A multa, a maior até agora, surge de uma inspeção que identificou deficiências no controlo de operações suspeitas.
O vice-presidente do Banco Central Europeu defende que a situação das tarifas é uma chamada de atenção para que a Europa seja “mais autónoma e independente” nos domínios da economia, energia e defesa.
Os salários em ‘corporate finance’ variam até 90 mil euros em Lisboa e 70 mil no Porto. A experiência financeira e competências digitais são cada vez mais procuradas.
O banco britânico pretende desenvolver capacidades de IA e governação para acrescentar valor em todo o banco e proporcionar experiências renovadas aos clientes.
Byron Haynes mantém-se como presidente e Karl-Gerhard Eick como vice-presidente para o quadriénio 2025-2028. Banco mantém-se focado na Oferta Pública Inicial, apesar das turbulência no mercado criada pelas tarifas de Trump.
Rui Carvalho, COO da Coverflex, fala sobre os desafios que a empresa teve e os marcos do percurso. Desde a influência da IA no negócio à internacionalização, explica de onde vem e para onde vai a Coverflex.
Desde que Trump anunciou o seu plano tarifário, os principais bancos de investimento aumentaram as previsões para o risco de recessão nos EUA: o JPMorgan coloca essa probabilidade em 60%, o S&P Global em 30-35% e o HSBC em 40%.
A nova edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação aceita candidaturas até 30 de junho. Serão atribuídos 30 mil euros em prémios em várias categorias.
O banco pretende redefinir os diversos canais de relacionamento com o cliente, implantando agentes de IA para fornecer assistência especializada aos funcionários e clientes.
BPM adquiriu cerca de 68% da Anima Holding, que se juntam aos 22% já detidos. Negócio avançou apesar da ausência do ‘danish compromise’, rejeitado recentemente pelo BCE.
Consumidores com cartões de crédito anteriores a 2010 pagam juros altos. Muitos não sabem disso, prolongando o endividamento. Cartões novos ficam vinculados à taxa contratada.
Muitos consumidores desconhecem as TAEG, que podem ultrapassar limites legais devido à data dos contratos ser anterior a 2010. A falta de transparência gera custos inesperados, acusa Deco.
O financiamento especializado é liderado pelo leasing, segundo a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting. O leasing mobiliário teve um crescimento de 15,2% e ultrapassou, pela primeira vez, os dois mil milhões de euros.
Segundo os últimos dados publicados, a Caixa lidera neste domínio. 80% dos seus clientes já são digitais. De seguida, surgem o Novobanco e Millennium BCP com cerca de 70%.
Associação Business Roundtable Portugal refere que diferencial de investimento produtivo entre Portugal e a média de UE equivale a mais de 40% do PIB desde 2010.
Os prestadores de serviços de financiamento colaborativo de capital e por empréstimo não estão atualmente abrangidos pelo dever de reporte de algumas informações.
Eurostat dá conta de que as empresas não financeiras registaram margem de lucro de 38,5% e taxa de investimento de 21,3%, no final de 2024. A rendibilidade nacional das empresas baixou ligeiramente para 9,4%.