
Organizada pela Câmara Municipal conta com a tradicional feira franca, espetáculos musicais, artesanato, gastronomia, produtos regionais, atividades de animação, o cante alentejano, o fado, na “Tasca do Malafaia”, o folclore, com o Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia, e muita diversão para todas as idades.
As noites serão marcadas pelos concertos de ProfJam, P*ta da Loucura e Pete Tha Zouk no dia 5 de setembro, de Fernando Daniel, Kura e Ed Please, no dia 6 de setembro, e a encerrar a Feira do Monte, de Bárbara Tinoco, no dia 7 de setembro.
No dia 7 de setembro, às 15h00, no Pavilhão de Exposições, o cante alentejano far-se-á ouvir com os grupos de Cante da Academia Sénior de Artes e Saberes de Santo André, o À Cante Alentejano Vozes Além ‘Tejo e da Casa do Povo de Cercal do Alentejo.
A “Tasca do Malafaia” proporciona, ao longo dos três dias, diferentes momentos dedicados ao fado.
No Pavilhão de Exposições, haverá mostras para todos os gostos dedicadas aos produtores regionais com degustações de vinhos, licores, popias caiadas, biscoitos de mastro e o doce “Cercalitos”, entre outros produtos de excelência.
Nos diferentes stands dedicados à gastronomia os visitantes encontram muitos dos nossos sabores tradicionais.
Nos diferentes dias da Feira do Monte decorrem várias oficinas dedicadas às artes tradicionais como a cestaria, a cerâmica, a madeira, a cortiça, o cabedal, a olaria, os bordados, a tecelagem e à técnica do esgrafito.
No decorrer da Feira do Monte 2025, junto ao Pavilhão de Exposições, o espaço dos Jogos Tradicionais junta diferentes gerações em desafios que exigem toda a perícia, e no Espaço Criança decorrerá a iniciativa “Um Dia Na Feira”.
Os “Cola Pistons” propõem divertidos passeios de Tuk-Tuk e workshops de reparação e manutenção de motorizadas. Há ainda garraiadas, carrosséis, petiscos e guloseimas.
Durante o certame será atribuído o prémio de melhor stand e da melhor peça de artesanato/produtos regionais em exposição.
Decorrerá, ainda, dia 5 de setembro, pelas 21h45, a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Num instante… um novo olhar” – 2025, cujas imagens vencedoras estarão em exposição no stand da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
O espaço central do Pavilhão de Exposições, é dedicado à tradição do Mastro Popular inspirado no livro “Mastro da Fonte Lobo”, de autoria de Manuel João da Silva, com a recriação do tradicional baile.
A Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, realiza-se desde o século XVI, inicialmente as festividades aconteciam na antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte no dia dedicado à sua homenagem, 8 de setembro. Atualmente a Feira do Monte é uma montra das tradições do Concelho, mas também da região alentejana.