Nós, europeus, somos parceiros, sócios e partilhamos princípios, problemas e uma história comum. É precisamente esta história partilhada que exige cautela e diálogo.
Procura-se a recorrência, não esquecer. E sabe-se que mudamos quando o dia a dia se torna insuportável ou quando perdemos a esperança em melhores dias.
Interromper a dinâmica de miniciclos políticos exige, a meu ver, uma nova cultura democrática em Portugal. Uma cultura mais aberta a coligações de geometria e composição variáveis e que faça prevalecer o interesse nacional sobre o interesse partidário
Mais do que centrar a discussão política atual em torno de comportamentos individuais, que poderão ser questionados, o importante é discutir projetos de modernização e capacitação estrutural.
Como gestora, acredito na importância da empatia na liderança. Como mãe, aprendo todos os dias que liderar uma família não é diferente. Não se trata de controlar, mas de guiar.
Botões de SOS, partilhas de localização em tempo real, inteligência artificial para deteção de comportamentos suspeitos em viagem, verificações de identidade são ferramentas que já existem nas aplicações de TVDE.
A mistura entre a curiosidade (o grande motor da evolução da espécie humana e, degradado em cusquice, da imprensa cor de rosa) com as redes sociais tem um enorme potencial para o disparate.
As contas de 2024 fecharam com um excedente orçamental acima do previsto, fruto da aceleração da economia. E a dívida pública também caiu. Mas os riscos não desapareceram.
É dramático o ponto a que chegaram as relações entre europeus e norte-americanos. Em vez de se discutirem contactos, negociações e reuniões de alto nível entre líderes, discute-se o voyeurismo das relações internacionais.
O conceito de Independência está naturalmente contemplado nas Normas Globais de Auditoria Interna, e é definido como a “ausência de condições que prejudiquem a capacidade da função de auditoria interna para desempenhar as suas responsabilidades de forma imparcial”.
É necessária uma reflexão sobre a permissibilidade legal de se poder constituir uma sede social em qualquer morada, independente da ligação efetiva com a sociedade.
Quando levamos o teatro para espaços abertos, o drama clássico, com as suas personagens complexas e reviravoltas emocionantes, ganha uma nova dimensão.