
A Feira da Luz/Expomor regressa a Montemor-o-Novo de 3 a 8 de setembro, afirmando-se como um dos maiores certames do país dedicados à cultura, à economia e à tradição agropecuária. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e pela APORMOR – Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, conta este ano com concertos de Dino D’Santiago, Fernando Daniel, Bárbara Tinoco, Luís Trigacheiro e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar.
Segundo o presidente da autarquia, Olímpio Galvão, a feira tem procurado modernizar-se sem perder a ligação às raízes locais. «Sempre que realizamos uma nova edição, olhamos para o que correu menos bem no ano anterior e introduzimos melhorias, acrescentando também inovação. A feira deste ano está mais moderna», afirmou o autarca.
Espaços de promoção do território
Uma das novidades destacadas é a criação de áreas dedicadas às freguesias do concelho. «Todas elas vão passar por aqui nestes seis dias de feira, mostrando o património histórico, religioso e ambiental e revelando porque vale a pena visitar cada freguesia», explicou Olímpio Galvão.
O certame inclui também um balcão do município dedicado à promoção turística. Para o presidente, «perder-se por Montemor é passar tempo em Montemor», sublinhando a intenção de valorizar o território como destino a descobrir.
Exposições temáticas
Ao longo dos últimos anos, as exposições da feira deixaram de ter caráter político e passaram a focar-se em temas identitários. «Trouxemos a Exposição do Projeto Semea, ligada à sustentabilidade agrícola, depois uma mostra de aguarelas de artistas internacionais, mais tarde uma exposição sobre a riqueza do montado. Este ano apresentamos uma exposição sobre o melhor do mundo: as crianças», adiantou Olímpio Galvão.
O espaço infantil é apontado como uma das principais novidades da edição de 2025. «É impossível não parar naquele espaço, onde todos são convidados a brincar. As crianças estão deliciadas», acrescentou o presidente.
Certame de dimensão nacional
Com cerca de 200 expositores, a feira ocupa os parques de exposições e de leilões de gado da cidade. «É difícil crescer mais, a não ser que ocupemos os parques de estacionamento. Já é uma feira com dimensão regional e até nacional», reconheceu Olímpio Galvão.
A Expomor integra a maior mostra de gado do país, com cerca de mil animais. «Até há pouco tempo não chegávamos a 100 produtores, hoje temos mais de 160, o que mostra a importância da APORMOR no concelho», destacou.
Investimento municipal
O município estima um investimento de cerca de um milhão de euros na realização do evento. «As estruturas, as tasquinhas, os stands das associações, os dois palcos e os artistas representam um grande esforço financeiro. Mas queremos que continue a ser uma feira franca, de entrada gratuita para todos», sublinhou o autarca.
Além da programação musical e da mostra agropecuária, o evento conta com desporto, artesanato, feira tradicional e feira do livro, consolidando-se como um dos momentos mais importantes do calendário cultural e económico do Alentejo.