
De 17 de julho a 20 de julho, o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, vai acolher mais uma edição da “GalaicoFolia – 2000 anos de festa!”, um evento que homenageia a herança castreja de Esposende, reunindo cultura, história e diversão para todas as idades.

Promovida pela Câmara Municipal de Esposende, com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Chã, a Galaicofolia propõe uma verdadeira viagem no tempo com recriações históricas e um animado mercado romano, onde a tradição ganha vida, convidando, ainda, a saborear a gastronomia típica e a desfrutar de música ao vivo que celebra as raízes galaicas.
Tendo como palco um local classificado como Património de Interesse Público, o Castro de S. Lourenço, que oferece uma paisagem impressionante sobre o Atlântico, este evento cultural, de lazer e entretenimento, inspirado nos hábitos e costumes das populações que ocuparam aquele espaço há cerca de 2000 anos, tem reunidos os ingredientes para proporcionar uma experiência única aos visitantes, ao longo dos quatro dias da festa.
Serão proporcionadas ambiências e recriações, dando a conhecer como seria o quotidiano da comunidade que habitou o monte de S. Lourenço. No Mercado Romano traz-se à atualidade os utensílios, adornos e mesmo produtos alimentares, recriando a época anterior à chegada da moeda, trazida pelos comerciantes Helenos e, posteriormente, pelas Legiões Romanas de Júlio César e Augusto. Para os mais novos estará disponível o Espaço Caturo, com oficinas e jogos lúdico-pedagógicos. Os visitantes poderão apreciar, ao vivo, e mesmo participar, nas oficinas dos diferentes ofícios do dia-a-dia dos povos galaicos, atividades de trabalho artesanal onde se integram o oleiro, a cesteira, o pedreiro, o carpinteiro, curtidor de peles, o ferreiro, entre outros. Na área alimentar, os visitantes poderão deliciar-se com os prazeres da comida galaica e romana, numa adaptação do modo de confeção dos variados pratos que compõem a dieta mediterrânica. Naturalmente não poderia faltar a Queimada Galaica, uma adaptação da queimada galega, onde se misturam, num caldeirão, as bebidas mais fortes e os frutos mais doces, fervendo até atingir o ponto de um saboroso licor. Ao longo dos quatro dias, a música e a animação estarão sempre presentes. Saltar por cima das fogueiras, dançar de braço dado à volta do fogo, ao som de flautas e tambores, era sinal de festa há 2000 anos, festa essa que continua ao som dos grupos convidados, para animar esta folia galaica.
Promovida no âmbito da política cultural e turística do Município e integrada no programa Esposende Verão, a Galaicofolia assume-se como um importante instrumento estratégico ao contribuir para a afirmação e divulgação de Esposende e do seu território, na região e no país. Esta 11.ª edição do evento promete repetir o sucesso das anteriores edições, sendo esperados milhares de visitantes. A sessão de abertura acontece no dia 17 de julho, pelas 18h00. Mais informações em: https://galaicofolia.com/.