Na cerimónia do Dia da Freguesia dos Canha, a presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento da freguesia e com a valorização das suas gentes.

"Quando é preciso defender os Canhas, quando é preciso exigir respeito, quando é preciso bater à porta do Governo Regional ou do Governo da República, bato, e não desisto", sublinhou, num discurso onde também destacou o carácter "trabalhador, resiliente e generoso" da população dos Canhas, sublinhando que esta freguesia "é uma força silenciosa e um pilar da alma do concelho da Ponta do Sol".

No momento em que realçõu a defesa dos interesses da freguesia junto dos executivos regional e nacional, Célia Pessegueiro deu como exemplo a entrega do estudo técnico sobre a Estrada dos Anjos e manifestou preocupação com os traçados das vias expresso Ribeira Brava/Ponta do Sol e a que se prevê para os Canhas, cujos projectos ainda não são do conhecimento da autarquia.

Ao longo da sua intervenção, a autarca e fez um balanço das acções realizadas pela autarquia na freguesia, destacando investimentos em áreas essenciais como estradas, redes de água e saneamento, apoio às associações locais, e valorização da cultura e identidade locais. Referiu também asobras em curso, como a pavimentação do Caminho do Lombo e do Caminho do Lombo do Outeiro, e outras em fase de concurso público ou de projecto, como a beneficiação da Travessa de São Tiago e o alargamento da vereda no sítio do Lombo do Meio.

"Nem tudo está feito", reconheceu, apontando desafios ainda por resolver, como a melhoria de caminhos, reforço da mobilidade e atenção a questões sociais. "Não prometo o impossível. Mas comprometo-me com o essencial: estar próxima, ouvir e agir".

Para o futuro, Pessegueiro anunciou a intenção de continuar a investir em caminhos agrícolas, redes de água, mobilidade interna, apoio aos jovens e valorização do património natural e cultural da freguesia. "Enquanto cá estiver, os Canhas terão sempre uma voz. Uma aliada. Uma presidente que vos conhece, que vos ouve e que vos respeita. É o meu compromisso. E é o amor da minha vida: servir a terra onde nasci, e as pessoas que são, para mim, como família.", finalizou.