
No sábado, dia 5 de julho, a força do amor superou as desavenças entre famílias rivais e, entre risos, teatro e música, a visita guiada noturna ao Castelo de Montemor-o-Velho voltou a surpreender cerca de 400 espectadores com o espetáculo Castelo da Ópera.
O presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, marcou presença na iniciativa que celebrou a harmonia entre o popular e o erudito, mostrando que é possível encontrar pontos de contacto para valorizar a diversidade cultural.

Original e especialmente concebido para o Castelo, o espetáculo revisitou o quotidiano de Montemor-o-Velho na segunda metade do século XVIII, destacando figuras marcantes da época, como Francisco de Pina e Melo, António Correia da Fonseca e Andrade, além de famílias nobres locais. Com muito humor, personagens religiosas, políticas e comunitárias interagiram com o público, que também foi brindado com momentos musicais a cargo do Conservatório de Música de Coimbra, com Rita Namorado ao piano, e com encenação e direção artística de Carla Pais.

Num cenário sempre mágico — o Castelo de Montemor-o-Velho — o espetáculo Castelo da Ópera, com encenação e direção artística de Diogo Carvalho, contou com a participação de 18 elementos da comunidade local e músicos da Associação Filarmónica 25 de Setembro.
A iniciativa integrou a programação do mês de julho do Castelo Sente, programa de dinamização cultural promovido pelo Município de Montemor-o-Velho.

Informação Complementar:
Música | Conservatório de Música de Coimbra:
Vozes: Alice Luna, Ana Filipa Costa, Carlos Filipe, Dinis Vaz, Gabriela Ribeiro, Inês Batista, João Dias, Júlia Vinaud, Margarida Sankova, Pedro Borges
Pianista: Rita Namorado
Encenação e Direção Artística: Carla Pais
Teatro | Comunidade Local:
Antónia Rodrigues, Carla Simões, Carlos Cabido, Carmo Santos, Célia Gonçalves, Célia Primo, Clara Bento, Fernando Capinha Lopes, Isabel Capinha, Judite Maranha, Joana Biscaia, Mária Cortez, Manuela Costa, Margarida Mateus, Rosa Bento, Sara Pintor, Miguel Cadima e Zé Luís Gonçalves.
Encenação e Direção Artística: Diogo Carvalho
