A partir de 2 de junho, começa a Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica no concelho de Viseu, uma iniciativa promovida pelo Médico Veterinário Municipal.

A ação terá lugar em todas as freguesias do concelho e vai até 9 de julho, com o objetivo de reforçar a saúde pública e aumentar a segurança da população face aos riscos associados à raiva e outras doenças zoonóticas.

A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os cães com mais de três meses de idade, enquanto a identificação eletrónica é obrigatória para cães até aos 120 dias, antes de serem vacinados contra a raiva.

Esta campanha surge como uma medida importante para combater o crescente número de animais abandonados, que representam um risco significativo para a saúde pública, podendo contribuir para a propagação de doenças e parasitas.

Além das datas e locais assinalados no calendário da campanha, a vacinação e identificação podem ser realizadas ao longo de todo o ano, de acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), às sextas-feiras, no Posto de Vacinação Médico Veterinário no Parque do Fontelo, entre as 14h15 e às 16h30.

Os cidadãos podem consultar o documento referente às obrigações legais, taxas dos serviços prestados e o calendário completo das vacinações, disponível online, em: https://www.cm-viseu.pt/fotos/editor2/servicos_veterinarios/edital_vacinacao_antirrabica_2025.pdf