
O Sporting, ainda em ritmo de pré-época, bateu os ingleses do Sunderland, por 1-0, em jogo particular que marcou a conclusão do estágio algarvio dos bicampeões nacionais na preparação da época 2025/26 de futebol.
No Estádio Algarve, bastou um golo de Trincão, logo aos 10 minutos, para os leões somarem a terceira vitória em sete jogos na pré-época, poucas horas depois de terem empatado (1-1) com o Farense, à porta fechada, em Lagos.
No segundo teste à vista dos seus adeptos, depois do 4-2-3-1 utilizado frente ao Celtic na quarta-feira, o Sporting mostrou-se hoje mais maleável em termos táticos, variando entre dois sistemas, à semelhança do que fez muitas vezes no final da última temporada.
A equipa de Rui Borges defendeu em 4-4-2, com Trincão e Harder juntos na primeira fase de pressão, e mudava para 3-4-3 com bola, com Eduardo Quaresma a fixar-se na posição de central na companhia de Debast e Inácio, enquanto Geovany Quenda e Matheus Reis exploravam os corredores.
Os leões adiantaram-se no marcador aos 10 minutos, na sequência de um passe longo de Debast, que desmarcou Harder, com o dinamarquês a ultrapassar o guarda-redes Noukeu e a passar atrasado para a conclusão fácil de Trincão, junto à pequena área.
A equipa leonina mostrou, porém, dificuldades em controlar o jogo e, até final da primeira parte, permitiu que o Sunderland, recém-promovido à Premier League, criasse várias oportunidades de golo.
Eliezer Mayenda, aos 23 minutos, atirou ao lado, na sequência de boa jogada pela esquerda, enquanto Chemsdine Talbi, aos 31, e Habib Diarra, aos 40, obrigaram Rui Silva a duas boas defesas.
O Sunderland mudou os 10 jogadores de campo no arranque da segunda metade, num período marcado pelo equilíbrio e pela lentidão de processos, com as duas equipas a exibirem-se em autêntico ritmo de pré-época.
Os leões tentaram acelerar aos poucos, visando a baliza de Nna Noukeu em lances de Trincão, com um remate em jeito de fora da área que passou perto do poste, aos 64 minutos, e Quenda, que atirou com perigo ao lado, aos 68.
A formação verde e branca, agora com três vitórias, três empates e uma derrota na pré-época 2025/26, controlou o jogo até final, mas esteve longe de criar mais ocasiões de golo.
O uruguaio Franco Israel e o brasileiro Biel não foram utilizados pelo técnico Rui Borges nos dois jogos realizados hoje, com a imprensa desportiva a dar como certa a saída de ambos.
O Sporting encerra a pré-temporada com o Troféu Cinco Violinos, na sexta-feira, frente aos espanhóis do Villarreal, no Estádio Nacional, em Oeiras, em virtude das obras que ainda estão a decorrer no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
A equipa ‘leonina’ estreia-se oficialmente em 31 de julho, também no Estádio Algarve, frente ao Benfica, em jogo da Supertaça Cândido de Oliveira.