
O Presidente ucraniano disse esta segunda-feira que as próximas negociações de paz entre Moscovo e Kiev estão agendadas para quarta-feira, na Turquia, depois de duas sessões anteriores com poucos resultados para pôr fim à guerra.
"Discuti com o secretário do Conselho de Segurança da Ucrânia, Rustem Umerov, a preparação de um intercâmbio e de uma nova reunião na Turquia com a parte russa. Umerov disse que a reunião estava agendada para quarta-feira", afirmou Volodymyr Zelensky, num discurso diário publicado nas redes sociais.
Umerov foi, até à semana passada, ministro da Defesa e chefiou a delegação ucraniana nas duas primeiras rondas de contactos realizadas em Istambul nas últimas semanas e atualmente é secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia.
A presidência russa declarou estar pronta para novas conversações de paz com a Ucrânia, mas admitiu não ter nenhuma data definida e que será necessário "muito trabalho" para reconciliar as posições.
" Somos a favor da realização de uma terceira ronda [após duas reuniões mal sucedidas em Istambul, realizadas em maio e junho]", avançou o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov.
No sábado, Zelensky propôs a Moscovo agendar novas conversações de paz esta semana, já que a situação se encontra atualmente num impasse.Sobre o conteúdo das negociações, Peskov lembrou que as partes trocaram memorandos sobre a visão para a resolução do conflito e pretendem discuti-los, mas sublinhou que os dois documentos são "diametralmente opostos".