Está de regresso a Prova Rainha e, desta feita, com a companhia dos emblemas primodivisionários do futebol português. O campeão nacional começa a caminhada na Taça de Portugal no sul de país, onde vai defrontar o recém-descido Portimonense.

O título que foge a Amorim: o primeiro passo

Não é segredo e já foi admitido, inclusive, pelo próprio: Rúben Amorim quer a Taça de Portugal, título que teimosamente foge e impede o jovem técnico de conquistar todos os principais títulos do futebol português.

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura e, na temporada passada, a água bateu mais que nunca: com duas eliminações surpreendentes pelo meio - contra o Marítimo e o Varzim -, os leões de Rúben Amorim chegaram à final da prova, onde só perderam no prolongamento, contra o FC Porto.

24/25, até ver, tem corrido de feição ao leão. Após a derrota na Supertaça, que podia anteceder um começo mais tremido, o Sporting está intratável no campeonato e seguro na Liga dos Campeões.

Para juntar o útil ao agradável, a paragem para seleções também curou alguns jogadores - Jeremiah St. Juste, Marcus Edwards e Gonçalo Inácio. Reforços importantes para o plantel leonino «mais forte dos últimos anos, segundo Ricardo Pessoa.

Querer que não haja duas sem três

Viramos, assim, a página para o Portimonense e o treinador da equipa. Ricardo Pessoa chegou no decorrer da época, proveniente do Lusitânia. Esta chegada foi... um regresso a uma casa, tendo em conta que, como jogador, Pessoa passou 13 anos por Portimão.

Ricardo Pessoa a capitanear o Portimonense @Catarina Morais / Kapta +

Além disso, Ricardo Pessoa já empurrou o Sporting da Taça de Portugal por duas ocasiões - pelo Vitória FC, em 2003/04, e pelo Moreirense, em 2012/13 (falhou, inclusive, uma grande penalidade nesse duelo) -; será que não há duas sem três? Veja mais aqui.

O que é certo é que o registo recente não abona em favor dos algarvios. 16º lugar na Liga Portugal Meu Super, competição onde o Portimonense vem de três derrotas consecutivas. Esta época, o conjunto alvinegro ainda só venceu na Taça de Portugal e contra o Marítimo, para o campeonato.

Assim sendo, os dados estão lançados. No Algarve, assistiremos a uma batalha David contra Golias ou imperará a lei do mais forte? A bola começa a rolar esta sexta-feira, às 20h15.