A época balnear deste ano, que arranca oficialmente no domingo, vai ter mais 10 praias vigiadas, num total de 605, adiantou o Governo, que apelou à população para que cumpra as orientações de segurança.
Deslizamentos de terra e inundações repentinas provocados por dias de chuvas de monção no nordeste da Índia mataram pelo menos 22 pessoas, informaram as autoridades locais.
Mais de 70 organizações não-governamentais (ONG’s) de todo o país debateram ontem em Constância a estratégia “Água que Une”, anunciada pelo governo, tendo aprovado os pressupostos do documento, mas criticado a “inversão” das prioridades de investimento até 2040.
O dispositivo de combate a incêndios rurais voltou ontem a ser reforçado, pela segunda vez este ano, passando a estar no terreno em permanência 9.745 operacionais e 65 meios aéreos, número que aumentará ao longo do mês.
Outrora parte da biodiversidade do país, os quebra-ossos (Gypaetus barbatus) desapareceram da Bulgária há mais de 50 anos, com o último avistamento registado em 1972.
Quatro ativistas climáticos foram hoje detidos por desobediência ao tentarem bloquear uma via de acesso ao aeroporto de Lisboa, disse ontem à Lusa o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).
As populações de coelho-bravo diminuíram 17,6% entre 2009 e 2022 em todo o território de Portugal e nas regiões da Andaluzia, Castela-Mancha e Extremadura, em Espanha, indica o primeiro censo ibérico deste mamífero divulgado hoje.
Os investigadores construíram uma arena do tamanho de um rinque de gelo na Zâmbia para aprenderem mais sobre a forma como os mosquitos escolhem as suas vítimas
Um jovem casal criou uma horta biológica e uma página no Instagram onde partilha o dia a dia do projeto há cinco anos. José Rolão, que não tem qualquer formação na agricultura, explicou à Green Savers como tudo começou e deixa dicas de horta e partilha dos afazeres da mesma.
A subida da temperatura no Ártico está a fazer com que as fêmeas dos esquilos Urocitellus parryii acordem mais cedo da hibernação. As incógnitas são muitas e os cientistas desconhecem ainda como é que isso pode afetar o futuro da espécie.
A mudança para uma economia de baixo carbono depende de inovações tecnológicas, mas é preciso uma abordagem equilibrada para a sua integração nas práticas de sustentabilidade.
Criada e gerida por pessoas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a HortaFCUL pretende sensibilizar e difundir a prática da permacultura como solução para muitos dos problemas ecológicos, sociais e económicos que o mundo atravessa.
Em 2020, o corpo de uma loba foi encontrado numa ilha no Alasca e análises revelaram que o seu fígado e rins continham grandes concentrações de mercúrio. A descoberta lançou uma equipa de cientistas numa demanda para tentarem perceber o que poderá ter acontecido.
Análise divulgada pelo Observatório do Conflito e Ambiente (CEOBS) avisa que o aumento dos investimentos militares pode ser acompanhado por um aumento das emissões e pela erosão dos esforços para combater as crises planetárias.
Se a atual tendência de aquecimento se mantiver, os cientistas dizem que os glaciares do planeta poderão perder 76% da sua atual massa, o que resultaria num aumento de 23 centímetros do nível médio global do mar.
A diretora-geral do território, Fernanda do Carmo, defendeu hoje, em Viana do Castelo, que a manutenção e o incremento de atividades agrícolas nas áreas florestais aumenta a sua resiliência aos incêndios rurais.
A organização internacional BankTrack publicou hoje um novo Dodgy Deal que expõe os devastadores custos ambientais e sociais do mega projeto liderado pela Altri.
O gigante tubarão megalodonte (Otodus megalodon, anteriormente conhecido como Carcharocles megalodon) dominou os mares e oceanos do mundo há cerca de 23 milhões de anos, até se ter extinguido há perto de 3,6 milhões de anos.
A frota portuguesa de pesca licenciada voltou a cair em 2024 para 3.614 embarcações, menos 114 do que no ano anterior, e a tonelagem de pescado capturado desceu 3,2%, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Federação das Pescas dos Açores (FPA) e a Cooperativa de Pesca Açoriana (CPA) alertaram hoje para a apanha ilegal de lapas e apelaram ao cumprimento rigoroso da legislação e à consciencialização de apanhadores, comerciantes e consumidores.
Os supermercados Apolónia têm, ao longo dos anos, vindo a reforçar o seu compromisso com práticas responsáveis e amigas do planeta, apostando diariamente na sustentabilidade.