O aumento de equipas e meios de investigação de incêndios rurais, a revisão da cartografia de perigosidade e a definição de projetos-chave do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais constam no plano para a floresta apresentado pelo Governo.
A Câmara Municipal da Maia realizou, sexta-feira, a apresentação pública da primeira fase do Percurso do Corredor do Rio Leça, um projeto estruturante para a mobilidade sustentável na região.
A consulta pública ao troço entre Soure e Carregado da futura linha de alta velocidade Lisboa - Porto, que contempla uma estação em Leiria, terminou com 920 participações, segundo o sítio na Internet participa.pt.
O primeiro-ministro cessante da Gronelândia considerou uma ingerência estrangeira a visita de uma delegação norte-americana ao território autónomo dinamarquês prevista para quinta-feira.
A associação ambientalista ZERO diz que é preciso encontrar alternativa ao último troço da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre o Porto e Lisboa correspondente à ligação entre Soure e Carregado.
As alterações climáticas ameaçam as reservas de águas subterrâneas da Península Ibérica e, até o final do século, 40% dos poços deverão sentir impactos no nível de água de mais de um metro, revela um estudo internacional.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês está à procura de “guardiãs”, mulheres empreendedoras que ali queiram desenvolver os seus negócios e atividades sustentáveis, contribuindo para proteger a natureza e aumentar a resiliência nos territórios de baixa densidade.
O Governo decidiu criar um grupo de trabalho para definir o modelo de gestão do domínio público marítimo nas ilhas barreira na Ria Formosa (Algarve), que servem de proteção a uma vasta área de sapal, canais e ilhotes.
A procura mundial de energia aumentou 2,2% em 2024, uma aceleração acentuada em comparação com o aumento médio anual de 1,3% na década anterior, motivada pela procura de eletricidade para veículos elétricos, centros de dados e ar condicionado.
Répteis, anfíbios, aranhas, insetos e fungos estão a entrar na Europa escondidos em carregamentos de plantas ornamentais. Cientistas pedem um maior controlo sobre as importações para evitar que as espécies exóticas se transformem em invasoras.
Cinquenta organizações de resgate de gatos em Aotearoa responderam a um inquérito em maio de 2022, que concluiu que a disponibilidade de famílias de acolhimento era o fator número um para decidir se podiam resgatar mais gatinhos.
Os dentes de tubarões e raias podem ser utilizados para estudar a sua dieta, mas um dos maiores desafios na ciência dos tubarões é a recolha de amostras de espécies raras ou protegidas.
Com o intuito de promover o bem-estar físico e psicológico da sua comunidade, o Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN-CESPU) organiza uma iniciativa que alia voluntariado ambiental e promoção da saúde mental no Dia Nacional do Estudante.
Investigação da Universidade de Cambridge revela que quando as formigas adultas passaram a controlar a alimentação das larvas as colónias passaram a ter “níveis sem precedentes de complexidade social”.
Em conversa com a Green Savers, a investigadora Raquel Juan-Ovejero fala-nos dos resultados de um artigo recentemente publicado que analisa os impactos das monoculturas de eucaliptos nas comunidades de animais invertebrados que vivem nos solos.
Cientistas de centros de investigação portugueses acreditam que nas águas que banham a zona da Arrábida, a alguns quilómetros da costa, um canhão submarino pode estar a ser usado pelos tubarões-azuis, uma espécie altamente pressionada pela pesca, como área de reprodução.
Joana Castro, diretora-executiva da Associação para a Investigação do Meio Marinho (AIMM) e uma das autoras, conta à Green Savers que a observação de cetáceos promovida por operadores turísticos no Algarve é “uma atividade económica importante na região” e “tem vindo a crescer nas últimas décadas”,
Uma equipa internacional de cientistas revela que também os canídeos podem ser vetores de polinização, anunciando a captura dos primeiros registos de interação entre uma planta e um grande carnívoro, o lobo-etíope (Canis simensis).
Por conterem metais pesados, as pilhas e baterias são dos resíduos com maior probabilidade de impacto ambiental. Como podemos então prolongar o seu tempo de utilização?
Esta solução, livre de BPA (Bisfenol A), à semelhança de todas as demais embalagens da Água Monchique, é infinitamente reciclável. Fabricada em alumínio, a Monchique Can "alia inovação e praticidade a um design elegante e moderno, contribuindo para a promoção de hábitos amigos do ambiente".