A associação ambientalista Zero destacou hoje o “relevante recorde” de baixas emissões na produção de eletricidade em Portugal e alertou para os “investimentos indispensáveis” nas redes de transporte e distribuição de energia.
O tráfego rodoviário em Lisboa continua a ser o principal responsável pelo ruído ambiente exterior na cidade e estima-se que 13,6% da população residente é afetada por níveis superiores ao legalmente estabelecido, segundo dados de 2022, divulgados pelo município.
O PS/Açores reiterou ontem a sua discordância quanto à utilização de herbicidas com glifosato em espaços públicos, por considerar que representa um “retrocesso nas políticas de saúde pública e ambiental” da região.
O deputado do PAN no parlamento dos Açores anunciou hoje que vai alterar a proposta de criação de uma taxa turística regional, para evitar a duplicação de taxas em São Miguel, onde vigora já uma taxa turística municipal.
Angola confirmou o registo de casos positivos de cólera, com epicentro em Luanda, anunciou hoje o Governo, que decidiu ativar a comissão multissetorial de combate à doença e o plano de contingência nacional para dar resposta ao surto.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia manteve inalteráveis, para este ano, os preços da água e do saneamento, segundo publicação hoje em Diário da República.
A DoGood People, solução corporativa líder de ESG que visa otimizar o envolvimento e impacto dos colaboradores na estratégia de sustentabilidade das empresas, revela as principais tendências que vão marcar as estratégias ESG em 2025.
As pessoas que vivem perto de aeroportos e estão expostas a elevados níveis de ruído de aeronaves podem correr um maior risco de ter uma função cardíaca deficiente, aumentando a probabilidade de ataques cardíacos, ritmos cardíacos potencialmente fatais e acidentes vasculares cerebrais.
A proibição de sacos de plástico em supermercados pode ter produzido efeitos contrários aos esperados, revela um estudo publicado no Journal of Marketing Research.
Todas as galinhas poedeiras que integravam a exploração em Sintra, Lisboa, onde foi detetada a gripe das aves morreram ou foram abatidas, segundo dados Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A estratosfera desempenha um papel até agora inexplorado no transporte e deposição de mercúrio desde regiões de elevadas emissões do Hemisfério Norte até áreas remotas, incluindo os polos e as latitudes médias meridionais.
Investigadores da Áustria sugerem que os macacos-japoneses (Macaca fuscata) têm muito menos complicações associadas à gestação e parto do que os humanos, apesar de ambos terem canais de parto estreitos e deem à luz crias com cabeças de grandes dimensões.
A Federação das Pescas dos Açores (FPA) defende um reforço urgente de meios financeiros para evitar “a desgraça” do setor, alertando o Governo Regional para o impacto do alargamento das áreas marinhas protegidas.
O Movimento proTEJO apelou ontem aos cidadãos para aderirem ao seu parecer “Discordância” para a construção de um novo açude no rio Tejo, em Constância Norte, em consulta pública até 15 de janeiro.
O Governo vai investir 1 milhão de euros na renaturalização da Península do Ancão, estando prevista a demolição de 49 construções nos núcleos nascente e poente da Praia de Faro, disse hoje à Lusa fonte do Ministério do Ambiente.
Esta manhã, várias apoiantes da Climáximo colaram na fachada da sede da GALP cartazes onde se pode ler "Chegámos ao limite. Não queremos este cenário todos os anos. Parar o fóssil já!".
A Águas do Tejo Atlântico vai investir 7,4 milhões de euros na requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, foi hoje anunciado.
A eVaz Energy lançou, esta semana, uma aplicação móvel que "promete" transformar a forma como os condutores de veículos elétricos (VEs) organizam e gerem o carregamento dos seus automóveis.
A ministra do Ambiente afirmou hoje que a alteração à lei dos solos é uma solução para a construção de mais habitação pública e rejeitou as críticas que apontam para o eventual crescimento da especulação imobiliária e da corrupção.
O alerta é deixado no Relatório Saúde e Ambiente 2024, produzido pelo Observatório Português da Saúde e Ambiente - uma iniciativa do Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA).
O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, disse hoje que o seu país vai ajudar a República do Congo a preservar as suas florestas e impulsionar o uso de energia limpa, na segunda paragem de um périplo por África.
Com mais de 700.000 clientes em 2024, a iServices reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, poupando recursos naturais e reduzindo significativamente o impacto ambiental.