Uma nova investigação revelou que menos de um quarto das florestas tropicais remanescentes em todo o mundo pode proteger da extinção milhares de espécies ameaçadas.
Cientistas descobriram uma nova espécie de crustáceo anfípode predador numa zona profunda do oceano Pacífico conhecida como Fossa do Atacama, entre o Chile e o Peru, informou o instituto oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos.
O fenómeno meteorológico La Niña, associado a temperaturas mais baixas, poderá desenvolver-se nos próximos três meses, mas será “curto e de baixa intensidade” e insuficiente para compensar os efeitos do aquecimento global, indicou hoje a ONU.
O Presidente da República afirmou ontem esperar um aumento da cooperação entre Portugal e os Países Baixos e destacou o setor portuário e a perspetiva de maior ligação entre os portos de Sines e Roterdão.
PRIO, Portway e Beyonde Fuels prevê uma poupança de mil toneladas de dióxido de carbono nos próximos dois anos nas operações de handling (assistência em escala) do aeroporto do Porto.
O portefólio, composto por perto de 200 projetos divididos 25 áreas, representa um investimento total estimado superior a 1,1 mil milhões de euros (ME), em infraestruturas e programas em todos os domínios do desenvolvimento sustentável (social, ambiental e económico), em resultado do investimento pú
Chama-se “Natal Tropical”, foi criada pela artista Madalena Martins com recurso a plásticos provenientes de lavandarias e está em exposição no AlgarveShopping, com a promessa de uma experiência de Natal imersiva e mais consciente.
Os investigadores estabeleceram um valor para a recriação de um habitat nativo suficiente para restaurar 15% da biodiversidade nas bacias hidrográficas de Aotearoa.
Em Portugal Continental foram gerados 42 065 GWh de eletricidade no acumulado dos meses de janeiro a novembro de 2024, dos quais 81,3% tiveram origem renovável.
Várias regiões do planeta poderão ultrapassar os três graus celsius (°C) de aquecimento até 2060, segundo um estudo ontem divulgado que alerta para a probabilidade de os limiares regionais de aquecimento serem atingidos mais rapidamente do que estimado anteriormente.
O mais recente estudo do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) prevê que os corais mediterrâneos as comunidades deles dependentes possam estar definitivamente comprometidos.
A associação ambientalista Quercus apelou ontem à ministra do Ambiente para a adoção de uma meta climática mais ambiciosa, alertando que atrasar medidas neste sentido resultará em “custos dramáticos” para a sociedade e a economia.
A maioria dos rios, lagos, águas de transição e costeiras da Europa está poluída com pelo menos um dos muitos compostos químicos persistentes e nocivos para pessoas e natureza.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse ontem que a nova barragem de Fagilde tem condições para estar construída até 2029 e servirá 140 mil habitantes da região de Viseu.
A Madoqua anunciou hoje um corredor de combustíveis ‘verdes’ que liga Portugal ao norte da Europa, com um investimento total previsto de 500 milhões de euros, formalizado pela assinatura de um memorando de entendimento operacional com líderes globais da indústria.
Vera Eiró, Presidente da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, foi eleita Presidente da WAREG – European Water Regulators, em votação ocorrida hoje em Bruxelas para um mandato de dois anos.
O executivo da Câmara de Coimbra aprovou ontem com apenas um voto a favor do presidente do município a atualização do tarifário dos resíduos urbanos para 2025, que é determinada não pelo município, mas pela entidade reguladora.
A catástrofe climática que devastou o Rio Grande do Sul deixando centenas de mortos, milhares de desalojados e que destruiu grande parte das infraestruturas do estado, incluindo o principal aeroporto do sul do Brasil, marcou o país em 2024.
Um grupo de estudantes de várias escolas vai entregar ao Governo na sexta-feira uma carta na qual exige que o executivo se comprometa com um plano para acabar com a queima de combustíveis fósseis até 2030.
Um total de 128 elefantes morreram no Zimbabué desde agosto devido aos efeitos da seca provocada pelo fenómeno climático El Niño, revelou na segunda-feira a autoridade para a gestão de Parques e Vida Selvagem do Zimbabué (ZimParks).