A freguesia de Alcofra, no concelho de Vouzela, vai assinalar a 10.a edição da Mostra Gastronómica da Sopa Seca nos dias 19 e 20 de julho, junto à emblemática Torre Medieval de Alcofra.

O evento, promovido pela Junta de Freguesia de Alcofra e pela Câmara Municipal de Vouzela, celebra uma década de valorização da sopa seca, um dos principais ex-libris gastronómicos da freguesia e do concelho, e volta a reunir gastronomia, cultura, tradição e animação num ambiente de convívio aberto à população e visitantes.

As atividades arrancam no sábado, dia 19 de julho, pelas 12h, com a abertura oficial e arruada pela Associação Grupo de Amigos dos Bombos de Alcofra. Durante a tarde, a partir das 15h00, a animação estará a cargo do Grupo de Trajes e Cantares de Loumão, dos Bombos da Corte (ACRC) e do Grupo de Trajes e Cantares de Cambra (ACRC), seguindo-se um lanche convívio entre participantes e visitantes. A noite encerra ao som de um DJ, que sobe ao palco às 19h00 para animar o recinto.

No dia seguinte, domingo, 20 de julho, o programa começa bem cedo, às 09h00, com uma aula aberta de fitness junto à Torre Medieval, de participação gratuita (inscrições pelo número 935 639 732 – Abílio Gonçalves). A reabertura do certame acontece ao meio-dia, com mais momentos de convívio e gastronomia.

A tarde cultural tem início às 15h00, com atuações do Rancho Folclórico de Sever do Vouga, do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra e do Grupo Danças e Vozes D’Aldeia, de Oliveira de Frades. O dia termina, uma vez mais, com um lanche partilhado.

A sopa seca será servida pelos restaurantes Casa Arêde, no sábado, e Quinta D’avó, no domingo.

Para além destas atividades, o evento conta também com venda de produtos locais, artesanato e visitas guiadas à Torre Medieval.