
Realizado em sistema de absoluta autossuficiência, o Raid de Grândola Tróia-Melides decorreu entre 1987 e 1991, com uma média de 40 participantes.
Em 2005, a prova passou a designar-se Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, invertendo-se o sentido do percurso relativamente ao formato original.
Em 2013, bateu-se o recorde de participantes (420), numa altura em que ainda não existia a Corrida Atlântica – distância mais curta-, que viria a surgir apenas em 2014.
Na edição deste ano, são esperados 259 participantes para enfrentar os exigentes 45 quilómetros de areia contínua entre Tróia e Melides, sendo hoje uma das provas de resistência mais emblemáticas realizadas em território nacional.
Paralelamente, irá decorrer a Corrida Atlântica, com um percurso de 10 quilómetros, destinada a atletas menos experientes ou que pretendam um primeiro contacto com a prova principal. A Corrida Atlântica tem início e fim na Praia de Melides, realizando-se a inversão do sentido na Praia da Aberta Nova.
Ao longo dos anos, o evento ultrapassou fronteiras e afirma-se também pela sua dimensão internacional: no total das duas corridas, estarão representadas 24 nacionalidades (incluindo a portuguesa), com 77 atletas estrangeiros, destacando-se como países mais representados o Brasil, a Espanha, a França e o Reino Unido.
Na manhã do próximo domingo, enquanto as provas decorrem, haverá lugar a atividades e animação na Praia de Melides, nomeadamente, aula de mobilidade e de QI Gong, jogos do galo, jogos de água, waterpong, bowling na areia, circuito psicomotor ou atelier de expressões, com o intuito de proporcionar um ambiente descontraído para acolher atletas, famílias e banhistas.
A partir de sábado, dia 26 de julho, poderá ser visitada e apreciada na Praia de Melides uma exposição composta por 16 painéis de textos e imagens, que apresenta uma retrospetiva da Ultra Maratona Atlântica, desde 1987 até aos dias de hoje.
A organização está a cargo da Câmara Municipal de Grândola, que assinala assim a 20.ª edição de um evento desportivo de referência, promovendo o território, os seus recursos naturais e a prática de desporto ao ar livre.
A partida dos atletas da Ultra Maratona Atlântica está agendada para as 08h30 na Praia Tróia-Mar, enquanto os atletas da Corrida Atlântica partem da Praia de Melides às 09h30.