
O novo programa, que tem a duração de 48 meses, é financiado no valor total de 659.170,51 euros, no âmbito do programa Pessoas 2030, inserido na Estratégia Portugal 2030.
"O Odemira Inova 5G pretende combater a pobreza e a exclusão social, promovendo a equidade e a coesão social, através de uma intervenção articulada com os recursos já existentes no território", adianta a Câmara Municipal em comunicado.
A autarquia acrescenta que "este programa representa um investimento social significativo e um passo firme no reforço das políticas de inclusão do Município de Odemira, através de metodologias inovadoras e do trabalho em rede com os vários agentes sociais existentes no concelho".
Nesse âmbito, continua, o "trabalho em rede, a proximidade com a comunidade e a inovação social" estarão "no centro desta intervenção", que "será estruturada em três eixos principais": Emprego, Formação e Qualificação, Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância, e Desenvolvimento social, capacitação e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
De acordo com a autarquia, "ao longo dos próximos quatro anos, serão desenvolvidas através desta iniciativa 18 atividades, destinadas a melhorar as condições de vida, trabalho, acesso à cultura e participação cívica das populações mais vulneráveis do concelho, promovendo a sua integração plena na comunidade".
"A intervenção será assegurada por uma equipa técnica, garantindo um acompanhamento individualizado e de proximidade, adaptado às necessidades específicas de cada grupo ou indivíduo", conclui o município.