A Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, recebeu este Prémio na cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais da Educação que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, na qual esteve presente o Presidente do Conselho Nacional de Educação, Professor Doutor Domingos Fernandes. A edil povoense participou acompanhada pela Chefe da Divisão de Educação, Maria José Lourenço.

O referido prémio distingue o trabalho feito no Município, na área da Educação, mais especificamente, no que toca à categoria das artes. Esta categoria visa premiar projetos que se distinguem na “promoção da Arte na Educação e a Educação pela Arte, em matérias que incidam sobre o desenvolvimento da aprendizagem com base na criatividade, na liberdade de expressão, no sentido crítico, no poder reflexivo e no prazer de aprender e de experimentar caminhos diferentes e inovadores”.

 

A sua atribuição resulta da implementação do projeto PovoARTE educa, que tem uma abordagem inovadora e multidimensional, pois aposta na música, no teatro e nas artes performativas e visuais para enriquecer o percurso escolar e assegurar a aquisição das aprendizagens essenciais dos/das alunos/as.

O projeto PovoARTE educa integra o Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) e resulta de uma candidatura ao aviso NORTE2030-2024-5 – Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (ITI) e tem como objetivo contribuir para o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar.

O PovoARTE educa reforça o compromisso do Município com a educação e com a criação de oportunidades para um futuro pessoal, académico e profissional mais sólido para os/as jovens do concelho, potenciando a arte como ferramenta educativa e transformadora.

Estiveram também presentes outros Municípios portugueses, distinguidos em diversas áreas do saber, designadamente, Inovação e Empreendedorismo, Ambiente e Sustentabilidade, Cultura e Património, Ciência, Cidadania, Desporto e Bem-estar e Fomento das Aprendizagens Essenciais.

Estes Prémios que são atribuídos anualmente pela Betweien, “uma instituição com uma vasta experiência na consultoria e na implementação de projetos de capacitação, edição e produção em várias do áreas do saber”, visam distinguir “Municípios, Escolas ou Instituições, com trabalho reconhecido e com impacto positivo no território, no âmbito da Educação”.

Fátima Moreira, à margem desta cerimónia, referiu que “este reconhecimento nacional valoriza um projeto que é, acima de tudo, um testemunho do poder transformador da arte na educação. O PovoArte educa tem vindo a afirmar-se como uma intervenção educativa de relevo, promovendo a inclusão, o pensamento crítico e a criatividade desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário. Acreditamos que, ao proporcionar experiências artísticas significativas, estamos a formar cidadãos mais conscientes, mais sensíveis e mais preparados para os desafios do futuro.”

A atribuição deste galardão é mais uma prova do trabalho e do investimento que o Município povoense tem feito na numa área fundamental que é a Educação.