A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, realizou hoje uma operação de cumprimento de mandados de busca na Câmara Municipal do Montijo e numa empresa com a qual a autarquia celebrou contratos de adjudicação de obras públicas, alegadamente sem respeitar as regras da contratação pública.

Em causa estão indícios da prática dos crimes de corrupção, participação económica em negócio e abuso de poder, no âmbito da substituição do pavimento de um parque infantil no parque municipal do Montijo, obra cujo valor ronda os 250 mil euros.

Segundo a investigação, a autarquia terá optado por dividir o projeto em dois procedimentos distintos por consulta prévia, ambos atribuídos à mesma empresa, em vez de seguir o procedimento legal por concurso público, contornando assim as obrigações legais.

Durante a operação, foi apreendido material probatório considerado relevante, que será agora analisado pelas autoridades.

A ação contou com a participação de 20 inspetores, oito peritos da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática da PJ e dois magistrados do Ministério Público.

O inquérito é dirigido pelo DIAP do Montijo.