
Campeonato de Portugal de Perícia
Com a presença de 26 dos 28 pilotos inscritos, decorreu na cidade da Mêda a VII Perícia, segunda da edição 2025 do Campeonato de Portugal de Perícia (CPP). O CPP iniciou no dia 5 de julho com a prova de Guimarães e foram muitos os concorrentes a comparecer à segunda prova para disputar as diversas classificações e o Troféu Júnior de Perícia.
No final das cinco mangas, nas quais houve diversas alternâncias nas diversas classificações, Nelson Aguiar acabou por ser o mais rápido com o tempo de 1.01.721, ficando o segundo classificado, Filipe Aguiar, a 0,021 s e o terceiro, António Borges, a 0,383 s.
Relativamente às classificações por classes o pódio da Divisão 1- Classe A, foi constituído por Nelson Aguiar, Filipe Aguiar e Fernando Dias; na D1CB, melhor tempo foi para António Borges, seguido de Henrique Borges e, no lugar mais baixo do pódio ficou João Simão; na D2CA, tração dianteira, Dino Almeida foi o vencedor, seguido de Jorge Sá e Pedro Matos; na D2CB, Luís Sousa fez o melhor tempo, seguido de Luís Vicente e Pedro Vicente; na D3CA, veículos originais de tração dianteira, Rodrigo Lopes voltou a vencer, seguido de Jorge Almeida e Rui Loureiro; finalmente, na D3CB, Bruno Bastos fez o melhor tempo, seguido de António Prata e Jorge Pinho, a fechar o pódio.
Na classificação do Troféu Júnior de Perícia, Henrique Borges foi o primeiro, seguido de António Prata e Rodrigo Neto. O TRP destina-se a jovens pilotos que se enquadrem na condição de comprimirem entre 16 e 21 anos , em 2025.
Troféu Raiano mais concorrido
O TRP teve no fim de semana as oitava e nona etapas. As classificações das provas seguem as mesmas regras do CPP, embora as provas sejam diferentes, em organizadores, número e pontos atribuídos.
Relativamente à prova da Mêda, as classificações foram as mesmas e juntaram-se aos resultados das anteriores sete provas.
Com nove provas disputadas Dino Almeida mantém a liderança, com 154 pontos, seguido de Rodrigo Lopes, com 127, António Borges, com 124, Henrique Borges, 116, João Simão, 108, Luís Sousa, 85, Filipe Aguiar, 80, João Martins79, Frederico Neto, 77, e, a fechar o Top 10, Nelson Aguiar, com 76.
Nas classificações por classes os pódios atuais são: na Divisão 1, Classe A, Fernando Dias, com 62 pontos, seguido de Filipe Aguiar e Nelson Aguiar, ambos com 48; na D1CB, António Borges é agora o líder, com 70 pontos, seguido de Henrique Borges, com 68 e João Simão, com 61 pontos; na D2CA, Dino Almeida mantém-se líder, com 117 pontos, seguido de Jorge Sá, com 44 e Gonçalo Cardoso, com 27; na D2CB, Luís Sousa lidera, com 72 pontos, seguido de Luís Vicente, com 54 e André Almeida, com 39; na D3CA, Rodrigo Lopes segue na frente, com 117 pontos, seguido de Jorge Almeida, com 55, e Fernando Morgado, com 39 e, na D3CB, Tiago Prata permanece na frente, com 87 pontos, a três pontos, com 84, Bruno Bastos e na terceira posição Rodrigo Neto, com 72.
A VIII Perícia Cidade da Mêda foi organizada pelo Guarda Unida Desportiva, em parceria com o Município da Mêda e a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Mêda, GNR e Vinhos Muxagat, entre outros.
As próximas provas do CPP e TRP vão decorrer em Figueira de Castelo Rodrigo, nos dias 19 e 20 de julho.