
As pessoas mentem-nos com mais frequência do que gostaríamos, seja uma mentira inofensiva sobre o nosso corte de cabelo ou uma grande mentira sobre o passado.
Mas só porque é uma ocorrência comum, não significa que seja fácil de fazer. A maioria das pessoas apresenta certos sinais, explicou Liam Barnett, especialista em relacionamentos do Dating Zest, citado pelo Best Life.
"Quando mentem, essas pessoas estão tão focadas no que a boca diz que têm menos controlo sobre o que o corpo está a fazer".
Portanto, se está a tentar decifrar se alguém está a dizer a verdade ou não, preste atenção aos sinais não verbais. À conversa com terapeutas e advogados, o Best Life reuniu alguns dos comportamentos mais comuns que podem ajudá-lo a descobrir o 'bluff' de alguém.
Cinco sinais de que alguém está a mentir
1 - Os seus pés estão posicionados de uma maneira particular
"A conexão entre os pés e a mentira é algo que a maioria das pessoas desconhece", elucidou o psicoterapeuta licenciado James Miller.
"A maioria das pessoas é boa em controlar as suas expressões faciais, mas a maioria não percebe que quanto mais distante a extremidade está do cérebro, menos atentos estamos ao que ela faz", explicou.
Segundo Miller, movimentos excessivos dos pés ou batidas são um bom sinal de que alguém pode estar distraído com as próprias mentiras. Mas o maior sinal disso é, na verdade, o posicionamento dos pés.
"Se o pé ou os pés apontam para longe de repente, isso geralmente indica que a pessoa quer fugir ou está prestes a desmantelar-se com as palavras. Mas os pés são incongruentes com as palavras".
2 - Parecem não conseguir ficar paradas
Se alguém se estiver a mexer muito, também pode ser motivo de preocupação. De acordo com a terapeuta Rachel Eddins, diretora executiva do Eddins Counseling Group no Texas, as pessoas geralmente têm dificuldade em ficar paradas quando estão a mentir.
"Elas podem estar constantemente a mexer os pés ou a tentar sair da conversa o mais rapidamente possível", disse Eddins. "A oscilação também é resultado da sensação de desconforto, que acontece ao contar uma mentira."
3 - Não conseguem fazer contacto visual
Os olhos são as janelas da alma e, portanto, uma boa maneira de saber se alguém está a mentir.
Clark diz que uma "maneira simples" de ver se uma pessoa está a mentir é observar o movimento dos olhos: "Se eles param de fazer contacto visual, é um sinal de que a pessoa sabe que está a mentir e está a reduzir a culpa na sua mente ao desviar o olhar."
O advogado também aconselha as pessoas a prestarem atenção à direção para onde alguém olha, pois isso pode ser um sinal crucial de mentira.
"Por exemplo, se a pessoa a quem pergunto for destra e ela olhar para a esquerda, é sinal de que está a tentar aceder à memória. No entanto, se a mesma pessoa destra olhar para a direita, ela está a aceder à parte imaginária do cérebro e provavelmente está a criar uma mentira", explicou. "Pessoas canhotas têm reações opostas."
4 - Escondem as mãos
A frase "mostre a sua mão" pode ser um termo do póquer, mas também se aplica à vida em geral.
"Alguém que está a mentir pode fechar os punhos, colocar as mãos nos bolsos ou cruzar os braços", explicou GinaMarie Guarino, da Psych Point, anteriormente à Best Life. "Cada um desses comportamentos indica tensão no corpo e também pode ser um método inconsciente de se proteger ou de se isolar de outra pessoa devido ao desconforto causado pelo stress da mentira."
5 - Franzem os lábios
Não é de surpreender que a parte do corpo responsável por vocalizar uma mentira possa oferecer uma pista importante.
"A boca dos mentirosos fica tensa quando tentam controlar o que estão prestes a dizer com os lábios franzidos e ligeiramente curvados para baixo”, explicou Colleen Wenner, fundadora e diretora clínica da New Heights Counseling & Consulting. "A reação automática é manter a boca fechada e suprimir a verdade."
"É um instinto reflexivo, indicando que eles não querem falar”, concordou Sameera Sullivan, especialista em relacionamentos.