Autarquia alerta para os impactos negativos das composições UTE e reivindica medidas estruturais para garantir transporte ferroviário eficiente

O Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, enviou, no passado dia 9 de julho, um ofício ao Ministro das Infraestruturas, no qual expõe, de forma fundamentada, a preocupante situação da ferrovia que serve o concelho, exigindo uma intervenção urgente do Governo.

No documento, o autarca denuncia que a recente substituição das carruagens Intercidades por composições UTE — decorrente do acidente ferroviário que inutilizou carruagens da linha da Beira Baixa — tem agravado os atrasos nas ligações a Lisboa, sobretudo no comboio das 7h30, já anteriormente sobrelotado.

Segundo Valentino Salgado Cunha, estes atrasos têm provocado sérias consequências na vida dos passageiros, incluindo chegadas tardias ao trabalho e eventuais prejuízos salariais. “É evidente que o problema do transporte ferroviário é mais complexo que apenas a questão do material circulante, e é necessária uma tipologia de serviço que sirva a necessidade dos passageiros de Vendas Novas, principalmente tendo em conta o aumento exponencial de passes e viagens com origem e destino cá”, sublinha.

Além da denúncia da situação atual, o autarca voltou a recordar várias necessidades já comunicadas anteriormente ao Governo, entre elas:

  • Introdução de serviços Inter-regionais;
  • Melhoria das infraestruturas da estação ferroviária, com sala de espera, bilheteira e estacionamento.
  • Reforço da oferta de comboios;
  • Aumento da capacidade das composições (com mais carruagens);
  • Revisão e adaptação dos horários;

A Câmara Municipal de Vendas Novas reforça que a ferrovia é um eixo estratégico para a mobilidade local, usada diariamente por trabalhadores, estudantes e demais utentes. Nesse sentido, exige uma ação imediata por parte do Governo para repor a normalidade no serviço e garantir à CP as condições necessárias ao seu funcionamento.

O Município manifesta total disponibilidade para colaborar na construção de soluções que tornem o transporte ferroviário mais atrativo, eficiente e digno para os cidadãos de Vendas Novas.