
A Câmara Municipal de Penela e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela assinaram, no passado sábado, 19 de julho, um protocolo de colaboração que reforça o apoio financeiro à corporação — com destaque para a atualização da verba mensal que se mantinha inalterada há 25 anos — e assegura o funcionamento permanente do Centro Municipal de Operações de Emergência e Proteção Civil, entre outras medidas de cooperação.
No passado sábado, dia 19 de julho, decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Penela, a assinatura de um protocolo de colaboração entre esta Associação Humanitária e a Câmara Municipal de Penela.
A cerimónia foi presidida pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penela, Dr. Eduardo Santos, contando com a presença do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Coimbra, Carlos Luís Tavares, dos dirigentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela, de elementos do Comando e do Corpo Ativo desta corporação.

Este protocolo tem com objetivo reforçar o apoio aos Bombeiros Voluntários, garantindo o seu normal funcionamento, com atualização da verba mensal para este fim, que já não era revista há 25 anos. Além disso, o Município compromete-se a suportar a 100% os custos de um operador de comunicações, o que permite manter em funcionamento permanente o Centro Municipal de Operações de Emergência e Proteção Civil.
A autarquia comparticipa ainda em 50% as 3 3 Equipas de Intervenção Permanente existentes na corporação, com os restantes 50% a serem financiados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Por fim, a Câmara Municipal apoia as ações de vigilância florestas inseridas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, financiando o combustível dos veículos empenhados em ações de pré-posicionamento, de combate à vespa velutina ou de corte e manutenção arbórea.
Este momento solene foi também palco para as cerimónias de tomada de posse do novo Adjunto do Comando, o oficial Rui Palrinhas, e de promoção à categoria de Bombeiros de 2.ª e Bombeiros de 3.ª de vários elementos da corporação.