O QUE SÃO ROQUE TRAZ DE DIFERENTE.“Nós há três anos fizemos pela primeira vez a festa em 13 anos, porque a festa tinha deixado de ser feita. O que vamos realmente mudar é a oferta, vamos tentar abranger a programação para mais faixas etárias da população de São Roque. No dia 19 de julho, no sábado, vamos ter de manhã uma aula de ritmos brasileiros, vamos ter um evento que não tivemos o ano passado. Este ano também vamos ter uma alteração no Festival de Folclore que passará a ser feito à tarde, porque tem sido feito à noite e ficava um pouco tarde até para as pessoas que normalmente gostam de ver os ranchos. Vamos também convidar os lares e os centros de terceira idade da região. O fogo de artifício será outro ponto, uma vez que este ano vai ser um pouco diferente, vamos tentar ter música durante o espetáculo de fogo de artifício. Por fim, vamos ter uma tombola que sai sempre prémios fantásticos, e só basta comprar uma rifa de 1 euro.”

O RECINTO.“Há a imagem dos anos anteriores, nós vamos ter a avenida que vai da Igreja Matriz de São Roque ao cemitério, que vai estar repleto de bancas, com todas as pessoas que pretendam ter o seu espaço na festa. Todos os que quiserem ter o seu espaço na festa, a comissão de festas não cobra absolutamente nada por isso, a única coisa que nós pedimos é que façam o contributo no final da festa. Permitimos que, principalmente, as associações da freguesia possam apresentar os seus produtos. Vai haver bancas de tudo, como bijuterias, pequenos negócios de roupa, comes e bebes, inclusive, a comissão de festas vai ter um bar.”

SEGURANÇA E HIGIENE.”Nós vamos ter segurança privada, a partir de uma certa hora até ao outro dia de manhã. Teremos também a casa de banho da igreja devidamente apta para as pessoas poderem usar, portanto, a nível de higiene e segurança, a situação está garantida."

A COMISSÃO DE FESTAS.“Nós trabalhámos muito, um ano inteiro, para dar festa a uma freguesia, quatro dias. Principalmente a nível monetário, ninguém sabe o esforço que nós fazemos até o último dia. Claro, contamos com a população de São Roque num todo, principalmente as empresas e todos os que nos ajudam naquilo que vão podendo, mas é muito difícil. Esta é uma festa que já é muito antiga, mas teve parada durante 13 anos e agora voltámos. Nós ainda estamos a afinar procedimentos e muitas vezes é necessária muita gente para fazer uma coisa que se calhar esperemos daqui a dois, três, quatro anos, que já não seja preciso tanta gente e os processos sejam mais fáceis. Nós queremos que digam que a festa de São Roque é uma boa festa e valeu a pena e temos tido esse feedback das pessoas. Quando ouvimos estes elogios, sentimos que somos reconhecidos pelo trabalho que estamos a ter em prol de todos os São Roquenses.”