
O candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal reuniu, esta segunda-feira, com a direção da Associação Comercial e Industrial de VN Famalicão. No encontro, Sílvio Sousa, que esteve acompanhado de Daniel Sampaio e Fernando Costa da Comissão Coordenadora de V.N. de Famalicão, manifestou a sua preocupação «pela situação do comércio local nas vilas, como por exemplo em Riba de Ave, onde se impõe adotar prática e medidas que valorizem e estimulem o comércio». O candidato sinaliza que o comércio local, em todo o concelho, «executa um papel de proximidade e de apoio à comunidade, fundamental e único», pelo que a sua «vitalidade está intimamente ligada à vitalidade do concelho e das comunidades que o compõe».
Num olhar para perímetro urbano, manifestou que a principal lacuna sentida pelos comerciantes «continua a ser a ausência de estacionamento, problema que se agrava quando se realizam grandes eventos que ocupam espaços de aparcamento, o que potencia o problema». Neste particular, elencou possíveis soluções «que possam mitigar esta insuficiência, que obrigatoriamente passa pelo alargamento da oferta de estacionamento».
Neste encontro, que segundo a CDU «possibilitou uma troca de opiniões construtivas em diversos temas», também foi analisada a questão de horários «e da concorrência desleal promovida pelas grandes superfícies comerciais». Sobre esta temática, Sílvio Sousa referiu que «pela sua centralidade, é tempo de se avançar na questão dos horários de funcionamento do comércio, que muitos parecem querer evitar ou resolver». Se o comércio tradicional encerra, «as grandes superfícies comerciais continuam abertas, em horários abusivos. Isso obriga a que dezenas de pais, filhos e amigos tenham de trabalhar ao domingo, um dia que deveria ser para descanso, junto de suas famílias. Estes horários abusivos, praticados no concelho, devem ser revistos!».
Para a CDU, torna-se necessária uma união de esforços das diversas entidades, «de modo a inverter-se a perda de inúmeras oportunidades e potencialidades que, inegavelmente, este concelho dispõe».