
O Padre Adelino Manuel Dias Ferreira, sacerdote da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) e pároco da Póvoa de Santa Iria, faleceu na terça-feira, dia 8 de julho, aos 43 anos, vítima de uma paragem cardíaca. O falecimento ocorreu em Kandersteg, na Suíça, enquanto participava numa atividade escutista com um grupo de jovens.
A notícia foi confirmada pela Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que, em nota oficial, lamentou a perda do seu confrade, recordando-o como um religioso dedicado e próximo das comunidades que servia.
Nascido a 26 de setembro de 1981, em Massarelos, na Diocese do Porto, o Padre Adelino ingressou nos Dehonianos a 21 de setembro de 2000. Estudou Teologia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, entre 2000 e 2008, tendo interrompido temporariamente a formação para realizar um estágio de vida religiosa no Seminário Missionário Padre Dehon, em Fânzeres, onde desempenhou funções como educador do seminário menor.
Foi ordenado diácono a 13 de julho de 2008, na Sé do Porto, por D. Manuel Clemente, e presbítero a 27 de setembro de 2009, na Igreja Paroquial de Santo André de Esgueira, em Aveiro, por D. António Francisco dos Santos.
Desde 2019 integrava a comunidade dehoniana da Casa de Santa Maria, no Forte da Casa, exercendo as funções de superior e ecónomo. Era também pároco da Póvoa de Santa Iria e vigário adjunto da Vigararia de Vila Franca de Xira-Azambuja, no Patriarcado de Lisboa.
A Missa de sufrágio pelo Padre Adelino Ferreira será celebrada na quarta-feira, 9 de julho, às 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Paz, na Póvoa de Santa Iria.