O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, será palco no próximo dia 19 de julho de 2025, pelas 21h30, do espetáculo “EGO”, uma criação do jovem artista estremocense João Pataco. A apresentação, com a duração de 45 minutos, marca o segundo capítulo de uma trilogia dedicada à exploração do corpo e da identidade.

Com apenas 25 anos, João Pataco tem vindo a afirmar-se no panorama artístico nacional com uma linguagem híbrida que funde circo contemporâneo, teatro físico, dança e performance. A sua criação artística é marcada por uma forte ligação ao corpo, ao risco e à presença em palco, características que estarão em evidência neste novo trabalho a solo.

“EGO” é uma performance intimista e poética que parte do corpo como instrumento central de comunicação e reflexão. Através de um confronto interno entre duas personalidades opostas que coexistem no mesmo indivíduo, o espetáculo propõe uma desconstrução de conceitos enraizados e um mergulho profundo na elasticidade mental do “eu” mais cru e artificial. A obra cruza teatro, fantasia, música e movimento para questionar limites e celebrar a autenticidade.

A peça teve origem num convite dirigido ao artista enquanto residente do Festival de Circo Contemporâneo LEME, em Ílhavo, e aprofunda a investigação iniciada no seu primeiro solo. Trata-se de um trabalho cru, emocional e tecnicamente exigente, onde a emoção é o centro da criação.

Ficha Técnica:

  • Criação e Interpretação: João Pataco
  • Design & Concepção Plástica: Marco Pereira
  • Design de Luz: Inês Mateus (aka Sombria)
  • Design de Som: Óscar Benito
  • Consultoria Artística: Miguel Baltazar

“EGO” propõe uma celebração da transformação e da liberdade interior, num convite à descoberta de uma verdade pessoal e artística. A estreia em Estremoz promete ser um momento marcante no percurso deste criador alentejano.