De 19 a 27 de julho, os sabores do Alentejo e os vinhos de Estremoz são protagonistas na semana gastronómica “Bom vinho, boa mesa em Estremoz”.

O Município de Estremoz associa-se este ano às comemorações do “Dia da Gastronomia como Património Cultural Imaterial”, celebrado a 26 de julho, iniciativa promovida anualmente pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Esta participação insere-se no âmbito da designação de Estremoz como Cidade do Vinho 2025, reforçando o compromisso do concelho com a valorização da gastronomia e dos produtos locais.

Para assinalar a efeméride, será promovida entre os dias 19 e 27 de julho a semana gastronómica “Bom vinho, boa mesa em Estremoz”, com a adesão de vários restaurantes locais que, durante este período, apresentarão aos seus clientes um “Menu Cidade do Vinho 2025”.

As ementas, cuidadosamente elaboradas, incluem entradas diversas, sopa, prato principal e sobremesa, sendo o vinho de Estremoz um ingrediente obrigatório na confeção dos pratos e presença destacada na harmonização das refeições. A iniciativa pretende realçar não só a riqueza e autenticidade da cozinha estremocense, mas também a qualidade excecional dos vinhos da região.

Participam nesta ação os seguintes restaurantes: Adega Zaías – Zé Varunca, Alentejo à Mesa (Hotel Pateo dos Solares), Bar da Praça – Tapas & Wine, Espaço Equestre By Setor 8, Larau Restaurante, Mercearia Gadanha, Restaurante “A Talha”, Restaurante da Pousada Rainha Santa Isabel e The Howard’s Folly.