
A IFA – International Flight Academy adquiriu o primeiro simulador de voo para a sua formação em Viseu e, conforme anuncia comunicado, em setembro os alunos já poderão contar com este inovador equipamento no campus do Piaget, a coincidir com o início do período letivo.
A aquisição vem na sequência da protocolo entre o Instituto Piaget em Viseu e a academia de voo IFA estabelecido no passado mês de maio deste ano, sendo que a formalização da aquisição do primeiro simulador de voo a instalar no campus do Piaget de Viseu, decorreu na passada segunda-feira, 7 de junho.
O acordo incluirá a criação a criação de uma nova Licenciatura em Ciências Aeronáuticas, bem como novos cursos de Piloto e de Técnico de Manutenção de Aeronaves (TMA).
“Adquirido pela IFA à empresa francesa ALSIM, o simulador AL250 é um equipamento inovador, certificado a nível europeu na categoria FNPTII, constituindo uma ferramenta de formação de grande valia, especialmente para o treino de voo por instrumentos”, explica a nota informativa, acrescentando que “possibilita uma simulação imersiva e realista de pilotagem de três modelos de aeronaves distintos — Cessna 172, Piper PA28R Arrow e Piper PA44 — permitindo a prática de diversas configurações, incluindo painéis analógicos ou EFIS”.
Segundo comunicado, ao investimento previsto de 1 milhão de euros, com o AL250 e também um simulador de Boeing 737, a IFA juntará também para a sua oferta formativa o simulador de A320 que possui em Cascais, o que beneficiará os alunos nos cursos de APS/MCC, Type Rating ou Preparação para Assessment em linha aérea.

Foto: IFA
É frisado ainda que o protocolo entre a IFA e o Piaget para Viseu ocorre após este aeródromo se ter tornado o único do país dotado com aviões 100% elétricos, do modelo Velis Electro da Pipistrel, único no mundo certificado pela EASA – European Union Aviation Safety Agency.
De acordo com José Madeira, Diretor Executivo do Grupo IFA: “Este simulador é um passo importante para a materialização do futuro cluster aeronáutico. Queremos fazer de Viseu uma referência em termos europeus, no setor da aviação civil. Para isso, iremos também investir numa campanha internacional que visa atrair alunos de todas as proveniências para esta região, onde formamos já candidatos a pilotos vindos de quase duas dezenas de países”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm