
Teve início a empreitada de requalificação do Palacete do Visconde dos Cidraes, em Portalegre, onde será instalada uma nova residência de estudantes com capacidade para 79 alunos.
O investimento, superior a quatro milhões de euros, insere-se no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A nova infraestrutura, promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre, ficará localizada na Rua 5 de Outubro, no centro histórico da cidade. O projeto prevê a criação de 41 quartos e diversos espaços comuns, entre os quais salas de estudo, cozinhas, salas de refeições, lavandaria, salas de cowork, biblioteca, áreas de lazer e auditório.
Segundo o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, a instalação da residência pretende não apenas reforçar a resposta às necessidades de alojamento estudantil, mas também contribuir para a reabilitação urbana da zona envolvente. «Acreditamos que a presença constante dos nossos estudantes, na “Rua Direita”, será um primeiro passo para reforçar a dinâmica económica, duma das mais emblemáticas zonas comerciais da cidade», afirmou.
A empreitada de conceção-construção está a cargo do consórcio CARI/DST, que integra as empresas Cari Construtores, SA e Domingos da Silva Teixeira, SA. De acordo com a construtora, o projeto «alia a preservação do património arquitetónico à tecnologia, sustentabilidade e qualidade, integrando soluções pré-industrializadas modulares».
A conclusão da obra está prevista para a primavera de 2026.