O coordenador da União de Sindicatos do Distrito de Évora, Tiago Aldeias, atual vereador sem pelouros na Câmara de Vendas Novas, é o candidato do CDU a este município alentejano nas próximas eleições autárquicas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Concelhia de Vendas Novas do PCP, partido que lidera a Coligação Democrática Unitária (CDU), explicou que Tiago Aldeias, de 38 anos, “tem uma forte ligação” àquele concelho.

Em 2021, nas últimas eleições autárquicas, foi eleito vereador pela CDU no município, que tem maioria PS, e exerceu funções no presente mandato “apresentando várias propostas sérias, estruturantes e devidamente fundamentadas”, disse o PCP.

O objetivo das suas propostas foi o de “tentar desbloquear o concelho do marasmo criado pela gestão PS com a constante abstenção do PSD”, pode ler-se no comunicado.

Natural de Piçarras, no concelho de Vendas Novas, Tiago Aldeias, é licenciado em Gestão Industrial pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal e trabalha na Etermar – Engenharia e Construção S.A.

É militante do Partido Ecologista os Verdes – o outro partido que juntamente com o PCP constitui a CDU -, e membro da sua comissão executiva nacional.

O cabeça de lista, que também liderou a lista da CDU nas eleições de 2021 à Câmara de Vendas Novas, é coordenador da União de Sindicatos do Distrito de Évora (USDE) e dirigente nacional da CGTP-IN.

Nestas autárquicas, a CDU apresenta Afonso Luz, licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia, como primeiro candidato à Assembleia Municipal de Vendas Novas.

“A candidatura da CDU (PCP-PEV) tem provas dadas ao serviço das populações do concelho de Vendas Novas, tem propostas e soluções para um futuro de confiança”, é referido no comunicado, com a coligação a argumentar ter sido “a força política responsável pelo desenvolvimento [do concelho] nos primeiros 38 anos de democracia”.

Tiago Aldeias é o terceiro nome anunciado à corrida eleitoral ao município de Vendas Novas, juntando-se às candidaturas de Paula Rocharte Valentim, atual presidente da Junta de Freguesia da sede de concelho, pelo PS, e do atual vereador Ricardo Videira, pela coligação PSD/CDS-PP.

O atual executivo municipal de Vendas Novas, liderado por Valentino Salgado Cunha, é composto por dois eleitos do PS, outros dois do PSD e um da CDU.

O atual presidente socialista do município criticou o partido por não o ter escolhido para candidato.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.