O cardeal português D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, já se encontrou em Roma com o novo Papa Leão XIV, sucessor de Francisco, falecido a 21 de abril. O momento foi partilhado nas redes sociais da Diocese, que assinalou: “O nosso bispo já deu aquele abraço ao Papa Leão XIV. Nele, toda a diocese de Setúbal abraça o seu novo Papa e deseja-lhe um longo e frutuoso pontificado.”

O encontro ocorreu poucos dias depois da eleição do novo pontífice, Robert Prevost, no passado 8 de maio. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o novo líder da Igreja Católica tem ascendência espanhola, nacionalidade peruana e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

No segunda-feira, 12 de maio, Américo Aguiar revelou que o Papa Leão XIV “surpreendeu com a sua visita” ao santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, localidade italiana na região do Lácio. O momento foi descrito como simbólico e comovente.

Durante a homilia do Domingo do Bom Pastor, celebrada na igreja titular do cardeal, Santo António na Via Merulana, em Roma, Américo Aguiar reconheceu que o momento é vivido com dualidade emocional:

“Com sentimentos contraditórios, porque ainda sentimos a partida do nosso amado Papa Francisco, uma multidão alegre e cheia de esperança recebeu, quase como num abraço, o Papa Leão XIV.”

A eleição de Leão XIV representa o início de um novo ciclo para o Vaticano, com expectativa de continuidade no espírito reformador deixado por Francisco. A presença ativa de D. Américo Aguiar no processo, e agora na saudação ao novo Papa, marca também o papel crescente da Igreja portuguesa nos palcos centrais do catolicismo.