
A Azambuja é, este mês, palco da 22.ª edição da Exposição Internacional de Arte “AAmA – Asian & African & Med & Europe and Americas International Art Exhibition”, uma iniciativa artística de dimensão global que reúne obras e autores de cinco continentes. A mostra foi inaugurada no dia 3 de julho e estará patente até 26 de julho, dividida entre dois equipamentos culturais da vila: o Museu Sebastião Mateus Arenque e a Biblioteca Municipal de Azambuja.
Fundado há 22 anos pelo artista e professor chinês Luo Qi, da Academia das Artes da China, este evento assume em 2025 uma expressão particularmente ampla, ao decorrer em simultâneo em dez países — China, Portugal, Mongólia, Hungria, Áustria, Itália, Grécia, Espanha, Macedónia do Norte e Roménia — refletindo a sua vocação verdadeiramente internacional.
Em Azambuja, o público tem a oportunidade de apreciar cerca de 60 obras de arte em exposição física, nas áreas da pintura, escultura, gravura, fotografia e técnicas mistas. A par desta componente, é ainda possível aceder a muitas outras obras através de formato vídeo, que reúnem trabalhos de 160 artistas oriundos de 50 países, revelando a diversidade de estilos, culturas e sensibilidades presentes neste projeto artístico.
A participação de Azambuja na AAmA nasce do convite de Luo Qi ao artista local António Canau, que integrou o comité académico da exposição em 2024. Na edição atual, Canau desempenha o papel de co-curador da mostra internacional e assume também a curadoria e direção artística das exposições realizadas no museu e na biblioteca municipais.
A “AAmA” defende a arte como um motor de transformação social e afirma a liberdade criativa como elemento essencial à humanidade. Através desta iniciativa, pretende-se valorizar e divulgar o resultado da criatividade humana, independentemente da origem, religião, etnia ou nacionalidade dos seus autores, promovendo uma mensagem de universalidade e de expressão artística sem fronteiras.
A exposição pode ser visitada até 26 de julho de 2025, oferecendo à comunidade local e aos visitantes uma oportunidade única de contacto com a arte contemporânea internacional e com a força inspiradora do ato criativo.