A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) lançou esta sexta-feira um aviso à população devido à previsão de chuva a partir da tarde deste sábado, 6 de setembro, «por vezes forte, em especial no litoral Norte e Centro» e que poderá ser mais intensa nas terras altas das regiões Norte e Centro.

A ANPC relembra que «as áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, estão mais expostas e vulneráveis à precipitação.

Com a ocorrência das primeiras chuvas, é propício: a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento e a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

O aviso alarga-se também à possibilidade de a chuva originar instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.

Outro problema pode colocar-se com a contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais.

Perante estes cenários possíveis, a ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações.

Estas medidas passam por garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

Nas estradas, deve adoptar-se uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

IPMA coloca distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai colocar vários distritos sob aviso amarelo a partir deste sábado, devido à precipitação forte.

Assim, este sábado, entre as 21h00 e as 06h00 de domingo, estarão sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra.

O alerta será alargado aos distritos de Viseu de Santarém no domingo, entre as 00h00 e as 09h00 de domingo.