A proteção dos motociclistas é fundamental para reduzir as fatalidades nas estradas, e os fabricantes levam a segurança muito a sério. A Yamaha não é exceção.

O construtor de Iwata está a trabalhar num sistema de airbag para as suas motos. Esta é uma tecnologia que pode salvar vidas – a NHTSA estima que mais de 50 mil pessoas teriam perdido a vida nos Estados Unidos da América entre 1987 e 2017 se os airbags não tivessem sido implementados nos automóveis.

Adotá-lo em motos é uma tarefa mais complicada, podendo representar outros riscos para a segurança. Apesar de já terem sido trabalhados sistemas, inclusive pela Honda, ainda não houve um que chegasse ao mercado.

A proposta da Yamaha agora desenhada numa patente pretende resolver problemas de sensor relativos aos airbags em motos – incluindo dois sensores semelhantes às unidades de medição inercial, segundo o CycleWorld.com.

Estes são capazes de monitorizar a aceleração horizontal, lateral e vertical: um está colocado na parte frontal do centro de gravidade da moto e outro atrás do mesmo. Deste modo, o computador do airbag tem a informação essencial para calcular de forma célere se há um acidente e em que direção foi o impacto.

A patente ilustra a Yamaha YZF-R1, assim como a scooter Tricity – dois modelos muito diferentes no seu design e finalidades em termos de uso em estrada.