
Embora tenha havido algum debate no passado sobre se é melhor comer antes ou depois de um treino, a maioria dos treinadores agora concorda que comer um pouco antes de se exercitar é útil.
"O que come antes do treino ajuda a abastecer, para que possa manter um nível de intensidade consistente e obter o máximo de sua sessão", explica Tony Gentilcore, coproprietário da Core Collective.
Taylor Beebe, um personal trainer da Califórnia, concorda, afirmando que "a nutrição é muito importante para maximizar a eficácia dos seus treinos".
Mas nem todos os alimentos pré-treino são criados de forma igual. "Pode ter um ótimo treino por causa do que comeu, ou pode piorar as coisas", reforça Albert Matheny, cofundador do SoHo Strength Lab.
Os treinadores enfatizam que cada pessoa e a sua digestão são diferentes. Ou seja, algumas pessoas podem comer certos alimentos e sair-se bem no treino, enquanto outras podem ter mais dificuldades. Mas se se quiser precaver, existem certos alimentos que os personal trainers recomendam evitar antes do exercício físico.
Cinco alimentos que deve evitar antes do treino
1 - Alimentos pesados ou ricos em gordura
Alimentos ricos em gordura, como nozes, carnes e azeite não são uma boa opção antes do treino. "Alimentos de digestão mais lenta, ricos em gordura ou mesmo ricos em proteína pesam no estômago, então, provavelmente não são ideais antes de um treino cardiovascular".
2 - Produtos lácteos
"Assim como os alimentos ricos em gordura, os laticínios podem ser de digestão lenta. Isso pode desviar o fluxo sanguíneo dos músculos para o sistema digestivo, causando lentidão e até náuseas".
3 - Alimentos ricos em fibras
"As fibras são ótimas para si, mas provavelmente não é são a melhor ideia para consumir antes do treino. Assim como alimentos ricos em gordura, alimentos ricos em fibras são de digestão lenta. Isso significa que alimentos como feijão e grãos integrais são uma escolha melhor depois do treino do que antes."
4 - Alimentos picantes
"Quando se exercita, o seu corpo direciona mais sangue para os músculos para os sustentar. Isso puxa o sangue para longe da digestão. Como resultado, os alimentos tendem a permanecer no estômago por períodos mais longos durante o exercício. Comer alimentos apimentados antes do treino pode aumentar o risco de azia. Esse empurrão pode fazer com que a comida suba pelo trato gastrointestinal e cause refluxo ácido".
5 - Bebidas gaseificadas
"Da mesma forma, consumir uma bebida gaseificada antes do exercício também pode causar refluxo ácido. Isso criará um refluxo na sua digestão se estiver a movimentar-se para cima e para baixo. Isso pode causar dor de estômago, náuseas ou apenas desconforto geral."