
A infanta Sofía de Espanha, de 18 anos, vai estudar Ciências Políticas e Relações Internacionais no Forward College, instituição privada de ensino superior com ligações à Universidade de Londres e cuja vertente académica é supervisionada pela London School of Economics (LSE). O percurso universitário arranca já este setembro em Lisboa, onde a filha mais nova do rei Felipe VI e da rainha Letizia vai passar o primeiro de três anos de formação.
O modelo do Forward College assenta numa estrutura itinerante: no primeiro ano, os estudantes estão em Lisboa; no segundo, em Paris; e no terceiro, em Berlim. O curso, totalmente lecionado em inglês, tem um custo anual de 18.500 euros, valor suportado pelos reis de Espanha. Sofía poderá, no entanto, optar por disciplinas lecionadas em português, francês e alemão.
Sofia é a filha mais nova do Rei Felipe VI e da Rainha Letizia de Espanha, tendo completado 18 anos em abril deste ano. Ao contrário da sua irmã Leonor – herdeira -, Sofía não deverá seguir uma formação militar.
Segundo o El Mundo, a escolha do Forward College surgiu após vários meses de candidaturas a instituições de ensino superior, num processo em que contou com o apoio dos pais. Um dos critérios decisivos, ainda de acordo com a imprensa espanhola, foi a proximidade das três cidades com Madrid — entre uma a três horas de avião —, permitindo que a infanta continue a cumprir funções institucionais ao serviço da Coroa.
Durante o primeiro ano, Sofía terá aulas na Rua das Flores, no Chiado, e no Soriano Learning Centre, situado na Interpress – Bairro Alto Creative Hub. O campus residencial do Forward College localiza-se em Benfica, onde a infanta poderá viver com colegas de até 40 nacionalidades. No entanto, segundo o El País, a residência ainda não está decidida, uma vez que os reis procuram garantir um equilíbrio entre a segurança e a integração da filha na vida universitária.

Da esquerda para a direita: princesa Leonor (herdeira), rei Felipe VI, rainha Letizia e infanta Sofía
Sofía concluiu recentemente o Bacharelato Internacional no UWC Atlantic College, no País de Gales, o mesmo colégio frequentado pela princesa Leonor. A cerimónia de graduação decorreu a 24 de maio e foi assinalada pela Casa Real espanhola com a partilha de fotografias da jovem com os pais.
Antes do UWC, Sofía estudou no colégio madrileno Santa María de los Rosales, frequentado também pela sua irmã e pelo pai. Segundo a tutora que acompanhou a sua formação no Reino Unido, a infanta destacou-se por um percurso marcado pela “perseverança e notável crescimento pessoal”, tendo evoluído de “uma ouvinte empática e afetuosa para uma companheira de apoio”.