A Goparity, plataforma de finanças éticas, atingiu o marco dos 50 milhões de euros mobilizados para projetos de impacto, através do investimento da sua comunidade, que conta com mais de 55 mil utilizadores registados. Desde a sua fundação em 2017, a plataforma soma já 409 projetos financiados nas áreas das energias renováveis, transição energética, economia azul, gestão sustentável da água e terra, economia social e uso responsável do solo. Destes, 129 empréstimos chegaram ao fim, tendo os investidores recebido a totalidade do seu capital (mais de 17 milhões de euros devolvidos) e juros.

A plataforma dá conta de que os projetos e empresas distribuem-se por 21 países diferentes em três continentes – Europa, América do Sul e África. Portugal é o país que recebeu mais investimento, com um total de 25,7 milhões de euros; em segundo lugar surge a Colômbia, com 9,1 milhões de euros investidos, e Espanha fecha este pódio com 2,8 milhões de euros. Outras geografias onde foram financiados projetos incluem o Reino Unido, Equador, México, Itália, República Dominicana, Quénia, Peru, Dinamarca, Brasil, Estónia, Irlanda, Uganda, Canadá e Lituânia.

Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity, refere que “após o nosso melhor ano de sempre, em 2024, em que ultrapassámos um milhão de euros em receita, estamos entusiasmados por superar os 50 milhões de euros investidos através da nossa plataforma – e sobretudo por se começarem a ver resultados da nossa aposta na América do Sul, em particular na Colômbia.”

Segundo os responsáveis da empresa, os 409 projetos financiados contribuíram para evitar a emissão de cerca de 30 mil toneladas de CO₂ por ano e tiveram um efeito positivo na vida de mais de 86 mil pessoas.

Em 2024, uma campanha da Goparity tinha em média um objetivo de 220.000€. Em 2025, este valor aumentou ronda os 330.000€. No futuro, embora esteja a financiar cada vez mais projetos de maior dimensão, a Goparity refere que pretende continuar a financiar projetos de menor escala, de forma a reduzir as lacunas no acesso a financiamento de impacto, como parte da sua missão de democratização.

“O valor médio das nossas campanhas também aumentou, e acabámos de lançar a nossa maior campanha de sempre (1,2 milhões para financiar um não-opióide português para a dor crónica). Estas conquistas comprovam a maturidade do nosso produto, mas não perdemos de vista a missão de financiar projetos mais pequenos que de outra forma não teriam acesso a financiamento”, remata Nuno Brito Jorge.

No início do ano, a plataforma fechou uma ronda de financiamento de 2,9 milhões de euros. Este levantamento de capital, novamente sob a forma de equity crowdfunding, juntou investidores institucionais – liderados pela 3XP Global, através do seu Fundo de Impacto (Impact Innovation Fund), e acompanhada pela Mustard Seed Maze, Schneider Electric, Energy Access, Regenerative.eco e InvestEco Capital Corp – a mais de 800 investidores privados da sua comunidade via CrowdCube.

A startup tem a ambição de atingir 100 milhões investidos em projetos sustentáveis até ao primeiro trimestre de 2027 – reforçando a sua presença em Portugal, Espanha, Colômbia e Canadá (onde tem uma sucursal) e abrir novos mercados.

Os interessados em investir nos projetos de impacto apoiados pela Goparity podem fazê-lo a partir dos 10 euros.