
O BBVA é o vencedor Global dos Prémios de Tecnologia 2025 da revista The Banker, pertencente ao Financial Times. O também espanhol CaixaBank é o vencedor da categoria Europa da iniciativa que reconhece os bancos mais inovadores do mundo pelas suas iniciativas no domínio da banca digital.
Segundo a The Banker, o BBVA tem demonstrado “um esforço louvável” na implementação de tecnologia de ponta nas suas operações”. O banco venceu também a categoria Projeto de Transformação, por ter introduzido uma plataforma global de dados, ADA (Analytics + Data + AI) e construindo uma série de iniciativas inovadoras sobre esta base.
Na sequência de um acordo com a OpenAI – alegadamente o primeiro do género entre os bancos europeus – o BBVA implementou 3.000 licenças ChatGPT Enterprise e identificou cerca de 1.000 casos de utilização escaláveis para a ferramenta. Mais de 3300 funcionários do BBVA utilizam os modelos da OpenAI, sendo que 85% o fazem regularmente e 80% referem uma poupança de tempo de, pelo menos, duas horas por semana.
Para apoiar a inovação orientada para a IA, o banco lançou a Fábrica de IA, um centro de excelência que se estende do México à Turquia e que conta atualmente com mais de 400 especialistas. Estes investigam as últimas tendências em matéria de IA, criando código para a sua biblioteca Mercury, utilizada por cerca de 100 cientistas de dados do BBVA.
O banco utilizou a IA generativa na última atualização do seu assistente virtual, Blue, que “vive” na aplicação móvel do BBVA. O Blue pode processar 3.000 consultas diferentes e proporciona uma experiência mais natural e humana aos utilizadores da aplicação.
Na vertente empresarial, o BBVA desenvolveu uma nova plataforma que permite a execução de pagamentos em massa quase em tempo real, reduzindo os tempos de processamento de horas para segundos – ao nível da experiência que os clientes particulares têm vindo a esperar. Esta plataforma está disponível no México, Colômbia, Peru, Argentina e Espanha para pagamentos domésticos e processamento de salários.
A revista destaca ainda que o BBVA “abraçou a inovação no seu esforço de sustentabilidade” com a funcionalidade da aplicação Energy Advisor, lançada em Espanha com o plano de expansão para outros mercados do BBVA a curto prazo.
“No BBVA, a tecnologia só faz sentido se for utilizada para apoiar as necessidades dos nossos clientes”, afirma David Puente, diretor global de soluções para clientes de retalho do banco, à The Banker. “Estas iniciativas … são apenas um vislumbre do que está por vir”, acrescenta.
CaixaBank melhora experiência digital de clientes e colaboradores
O CaixaBank foi distinguido na Europa pelos diversos projetos que lançou para melhorar a experiência digital dos seus clientes. Nomeadamente por ter melhorado a sua penetração no mercado da banca digital em Espanha até ao final de 2024, tornando-se líder nacional nesta métrica e aumentando a distância em relação ao seu concorrente mais próximo. Centrado na adaptação ao panorama tecnológico em constante evolução, o banco serve atualmente mais de 12,1 milhões de clientes digitais.
Em setembro de 2024, o CaixaBank lançou uma aplicação móvel completamente redesenhada, que reflete estudos de investigação com mais de 10 000 clientes sobre a forma como interagem com as suas finanças. A revista destaca que esta transformação vai além de meras atualizações visuais e incorpora funcionalidades centrais simplificadas, capacidades de pesquisa inteligente baseadas em IA e uma arquitetura flexível que permite atualizações instantâneas da aplicação sem necessidade de novas versões na loja de aplicações.
“A inovação está no centro do que fazemos no CaixaBank”, afirma o CEO do banco, Gonzalo Gortázar. “Este sucesso não teria sido possível sem a nossa equipa, que continua a crescer. Nos últimos 12 meses, contratámos cerca de 600 pessoas para a nossa filial tecnológica, e prevemos contratar um total de 3000 jovens perfis tecnológicos no horizonte do nosso novo plano estratégico”.
Para as operações internas, o banco introduziu o NOA, um assistente generativo baseado em IA que simplifica a forma como os funcionários acedem ao conhecimento institucional. O sistema já processa mais de 8 milhões de consultas de 45.000 funcionários por ano. A introdução do NOA reduziu o número de consultas em 12,29% e poupou 2,23 milhões de euros através da otimização do volume de trabalho administrativo, que o banco reinvestiu nos serviços destinados aos clientes, assinala a revista.
Em 2024, o CaixaBank investiu 1,37 mil milhões de euros em tecnologia, um aumento de 8,3 por cento em relação ao ano anterior.
Nas outras regiões, os vencedores com as melhores soluções tecnológicas foram o americano JP Morgan (América do Norte), o nepalês Nabil Bank (Ásia Pacífico), o FNB Namibia (África), o húngaro OTP Bank (Europa Central e Oriental), o mexicano Banorte (América Latina), e o jordano Arab Bank (Médio Oriente).