Depois de ter estreado um formato totalmente novo na edição de 2024/25, a UEFA vai implementar algumas mudanças importantes nas suas principais competições de clubes da presente temporada, segundo circular esta terça-feira emitida pelo organismo. As alterações são subtis, mas podem mudar por completo a forma como a prova termina.

No caso, a partir de 2025/26 as equipas que terminarem nos primeiros quatro lugares da Fase de Liga de Champions, Liga Europa e Conference League garantem automaticamente a disputa da partida da 2.ª mão dos quartos-de-final (se lá chegarem) em casa - isto para lá dos 'oitavos'. Depois, chegando às 'meias', se se apurarem para essa ronda, os dois primeiros colocados jogarão também as partidas de 2.ª mão no seu reduto.

Mas aqui há ainda um aspeto a ter em conta: se uma equipa fora do top-4 eliminar uma desse lote, a vaga de cabeça de série será herdada pela equipa vencedora. Por exemplo, imaginando que o 17.º na fase de Liga elimina o 2.º colocado nos 'oitavos', o trunfo de jogar a segunda mão em casa nas rondas seguintes passa automaticamente para a equipa vencedora dessa eliminatória, mesmo que entre em campo na partida seguinte com um 'estatuto' inferior ao do seu adversário.

Esta mudança visa essencialmente dar maior importância a quem termina nos lugares superiores na tabela da Fase de Liga e compensar com um benefício desportivo, que é normalmente o caso da disputa da partida decisiva de cada eliminatória perante os seus adeptos.