O jogo desta segunda-feira entre Portugal e Itália, do Campeonato da Europa de futebol feminino, que decorre na Suíça, vai ser precedido de dois momentos simbólicos de homenagem aos jogadores Diogo Jota e André Silva, falecidos na quinta-feira.

Segundo informação no site da federação, veiculada pelo presidente Pedro Proença, as atletas da equipa das Quinas vão fazer o aquecimento prévio ao desafio envergando uma camisola com o nome e a inscrição do nome de Diogo Jota, internacional português, além de disputarem a partida com fumos negros.

"Serão feitas duas atividades para marcar de alguma maneira aquilo que foi o momento trágico e o espírito de tristeza que invade todos os portugueses", explica o dirigente.

Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, futebolista do Penafiel, de 25, morreram na quinta-feira de madrugada, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.

"Serão homenagens simples dentro do enquadramento que é uma competição muito especial para a própria UEFA", acrescentou o dirigente.

Denis Balibouse

Além dos dois momentos, Pedro Proença confia que as 'navegadoras" vão dar uma "resposta muito positiva" em campo frente à Itália, no segundo jogo da fase de grupos.

Portugal precisa de pontuar

As portuguesas precisam pelo menos empatar frente às transalpinas no Grupo B, a única forma de ainda alimentarem esperanças de atingir, pela primeira vez, os quartos de final do Europeu, depois de ter sofrido goleada 5-0 na estreia frente à Espanha, que hoje defronta a Bélgica, derrotada no primeiro encontro pela Itália.