![Pré-visualização da Temporada IndyCar 2025 da Andretti Global: Conseguirão conquistar um Campeonato?](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Com a NTT IndyCar Series a rugir de volta à vida a 28 de Fevereiro em St. Petersburg, todos os olhares estão voltados para a Andretti Global, uma das equipas mais dinâmicas do desporto, enquanto tentam transformar o progresso da última temporada em glória no campeonato.
Agora sob nova liderança e totalmente propriedade do The Walter Group (TWG), a equipa entra em 2025 com momentum, mas também com expectativas muito elevadas.
2024 Resumo: Um Forte Segundo Semestre Prepara o Cenário
🔥 Principais Conclusões da Última Temporada:
✔ Colton Herta terminou em 2º lugar no campeonato—o seu melhor resultado na carreira.
✔ Kyle Kirkwood ficou em 7º lugar, mostrando consistência mas sem vitórias.
✔ Marcus Ericsson teve um desapontante 15º lugar, atormentado por falhas mecânicas e acidentes.
Enquanto Herta quase roubou o título a Alex Palou, o maior desafio da Andretti foi transformar uma luta pelo título com um único piloto numa esforço de campeonato de toda a equipa.
O que Mudou para 2025?
🚨 A mudança mais significativa? Michael Andretti está completamente fora.
Andretti Global é agora totalmente propriedade da TWG, tornando-se a primeira grande equipa de IndyCar gerida inteiramente por uma firma de investimento.
Outras Mudanças Importantes:
🔹 J-F Thormann (presidente de longa data da Andretti) retira-se para se concentrar no desenvolvimento de pilotos juniores.
🔹 Craig Hampson agora tem uma offseason completa para implementar a sua liderança em engenharia.
🔹 Paisagem de patrocínios incerta—o patrocinador AutoNation de Kirkwood desapareceu, deixando questões sobre o financiamento.
Mas um aspecto crucial permanece inalterado: A equipa de corrida central, a equipa de engenharia e a lista de pilotos estão intactas, estabelecendo um nível raro de consistência num desporto onde a mudança é constante.
Os Pilotos: Podem Eles Conquistar um Título?
Colton Herta (Nº 26 Honda) – A Ameaça ao Campeonato
🚀 Missão: Terminar o que começou.
✅ 2 vitórias, 3 poles, 6 pódios em 2024
✅ Conduziu 296 voltas—o mais entre os pilotos da Andretti
✅ Ritmo de qualificação de elite (Média: 5.6 posição de partida)
👉 Herta foi o melhor piloto na segunda metade de 2024. Se ele continuar de onde parou, pode ser a maior ameaça a Palou e à Penske.
Kyle Kirkwood (No. 27 Honda) – O Candidato Subestimado
🚀 Missão: Ganhar corridas & melhorar a qualificação.
✅ 5 classificações no top-5, 13 no top-10 em 2024
✅ Melhorou a consistência, mas faltou o impacto de um vencedor de corridas
❌ Precisa de qualificar-se melhor (Média: 10.1 posição de partida)
👉 Se Kirkwood conseguir unir a sua capacidade de vencer em 2023 com a sua consistência em 2024, estará na conversa do top-5 durante todo o ano.
Marcus Ericsson (No. 28 Honda) – O Candidato à Recuperação
🚀 Missão: Manter-se fora de problemas & terminar corridas.
❌ 6 DNFs em 2024 (mais do que 2019-2023 combinados)
✅ Mostrou lampejos de brilhantismo, mas não conseguiu capitalizar
👉 Se Ericsson conseguir evitar má sorte no início da temporada, ele é capaz de terminar entre os 10 primeiros—mas deve começar forte em St. Pete para ganhar impulso.
Perspetiva 2025: Campeonato ou Nada?
Pontos Fortes:
✔ Química entre os pilotos inigualável—Herta, Kirkwood e Ericsson trabalham excepcionalmente bem juntos.
✔ Continuidade na engenharia—a estabilidade deve maximizar o desempenho da equipa.
✔ Financiamento da TWG—o investimento em tecnologia e desenvolvimento pode ser um fator decisivo.
Desafios:
❌ O peso das expectativas—após a melhoria da temporada passada, qualquer coisa abaixo de um desafio pelo título é uma falha.
❌ Sem grandes atualizações—enquanto a equipa manteve o seu pessoal, outras fizeram grandes mudanças (Penske, McLaren).
❌ Incerteza de patrocínios—o patrocínio da Chili’s de Kirkwood é apenas para St. Pete ou para toda a temporada?
Veredicto Final: Pode Andretti Acabar com a Sua Secura de Títulos?
🔹 Desde o título de Ryan Hunter-Reay em 2012, a Andretti tem estado um passo atrás da Penske e da Ganassi.
🔹 Herta está pronto para lutar pelo título, Kirkwood está à beira de uma grande conquista, e Ericsson precisa de uma temporada de redenção.
🔹 Com uma equipa estável, forte financiamento e uma mentalidade agressiva, 2025 é a melhor oportunidade da Andretti em anos.
💭 Previsão: Herta será um candidato ao título, Kirkwood dará um salto, e Ericsson irá recuperar—mas conseguirão eles igualar Palou e Newgarden?