
Aleix Espargaró tem sido peça-chave no esforço de renovação da Honda. Desde que se juntou à marca como piloto de testes, o espanhol tem procurado orientar o desenvolvimento da RC213V, com base na sua vasta experiência na grelha da MotoGP.
Num dos momentos mais críticos da pré-temporada, Espargaró revelou ter rejeitado o primeiro protótipo apresentado, como explicou citado pelo Motosan, que recorreu ao Motociclismo: ‘O protótipo de 2025 não me convenceu, por isso, com o Romano [Albesiano], decidimos pôr ordem. A Honda disparava para todos os lados, e era preciso montar o puzzle correto.’
A partir daí, iniciou-se uma reestruturação focada na combinação dos melhores elementos técnicos disponíveis. ‘Combinámos o melhor chassis, basculante, aerodinâmica e o novo motor, que sim, era melhor. Desde a Malásia disse ao Joan [Mir] e ao Luca [Marini]: este é o melhor conjunto.’
A confiança do piloto no novo pacote técnico está já a gerar resultados visíveis. Apesar dos constrangimentos, a RC213V parece ter finalmente uma base sólida sobre a qual pode crescer de forma sustentada.
Este passo decisivo reflete a aposta da Honda na experiência e visão de Espargaró, que se posiciona como muito mais do que um simples piloto de testes — é agora uma voz ativa na reconstrução da marca japonesa.