Luis Suárez assinou um contrato até 2030 com o Sporting, que o contratou ao Almería, da II Liga espanhola, informou, esta segunga-feira, o clube bicampeão português de futebol.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting indica ter chegado a acordo com o clube espanhol para a aquisição a título definitivo dos direitos desportivos e 100% dos direitos económicos do jogador Luis Suárez pelo montante total fixo de 22,157 milhões de euros, ao qual poderá acrescer um montante total condicional de €5,2 milhões mediante a verificação de determinados objetivos relacionados com a performance desportiva.

Na comunicação, à CMVM, o Sporting refere ainda que o jogador assinou um “contrato válido por cinco épocas, até 30 de junho de 2030” e que “cláusula de rescisão é de €80 milhões” - inferior à que Gyökeres tinha no seu contrato e da qual Frederico Varandas abdicou para o sueco ser vendido ao Arsenal.

O avançado, de 27 anos, estava há duas temporadas e meia no Almería, tendo marcado 31 golos em 43 jogos na última época, a melhor da sua carreira, na qual acabou por falhar a subida ao escalão principal no play-off, frente ao Oviedo.

"Atingi o ponto mais alto da minha carreira. Estou com muita vontade de dar uma resposta positiva aos dirigentes que confiaram em mim e aos adeptos que me receberam tão bem. Quero demonstrar que tenho aquilo de que é preciso para estar aqui", disse o colombiano aos meios de comunicação do Sporting, já vestido com a camisola dos leões. E salientou que se identifica com o animal predileto do clube devido à "sua personalidade e carácter, pela garra com que protege a sua manada".

Cinco vezes internacional colombiano, Suárez chegou ainda júnior à Europa, para jogar no Granada, mudando-se depois para os ingleses do Watford, que o emprestaram a Valladolid, Nástic e Saragoça, antes de regressar aos andaluzes, em 2020/21. A meio da temporada seguinte mudou-se para o Marselha, que o emprestou em 2022/23 ao Almería, que o contratou em definitivo em 2023/24.

Luis Suárez é o quarto reforço do Sporting para a nova temporada, juntando-se ao georgiano Giorgi Kochorashvili (ex-Levante), ao brasileiro Alisson Santos (ex-União de Leiria), e ao guarda-redes português João Vírginia. O avançado escolheu usar o número 97 na camisola e, este século, será o terceiro colombiano com mira nos golos a jogar pelos leões, após Fredy Montero e Teófilo Gutiérrez.