
O SUV XC90 é o modelo que marcou o início de uma nova era na marca sueca, e a segunda geração do modelo acaba de alcançar marco simbólico, com um milhão de unidades produzidas na fábrica de Torslanda, na Suécia.
Lançado em 2014, o XC90 marcou a estreia da inovadora plataforma SPA, combinando o design escandinavo, inovação tecnológica e compromisso com a segurança, e impulsionando a marca para o segmento premium.

Além disso, o XC90 é também uma referência em matéria de segurança. Desde a estrutura Safety Cage até às tecnologias pioneiras como o sistema de travagem automática em cruzamentos ou a proteção contra saída de estrada. A integração de radar, câmara e sistemas de assistência ativa são outras soluções de segurança que segundo a Volvo permitem garantir uma condução mais segura para todos.
A história de sucesso do XC90 começou com a First Edition, uma série especial de 1.927 unidades numeradas – referência ao ano de fundação da Volvo – vendidas exclusivamente online, e que esgotaram em apenas 47 horas.

“O XC90 tem sido um modelo fundamental para a fábrica, liderando o caminho à medida que aperfeiçoamos continuamente os nossos processos de fabrico, segurança no trabalho, tecnologia, sustentabilidade e padrões de qualidade. O sucesso deste modelo é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho incansável das nossas pessoas”, disse Nicolas Guibert, Head of Production da Volvo Cars.
A Volvo anunciou ainda que o modelo um milhão do XC90 saiu da fábrica de Torslanda, com uma cor de carroçaria em “Bright Dusk”, e que se destina a um cliente sueco.