A infanta Sofia, filha mais nova dos reis de Espanha, vai estudar no Forward College, passando pelas sedes de Lisboa, Paris e Berlim. O primeiro destino é mesmo Portugal, segundo a revista espanhola "Hola!".

Aos 18 anos, a irmã mais nova da herdeira da coroa espanhola irá estudar Ciências Políticas e Relações Internacionais nesta universidade privada internacional, que tem um campus em Lisboa. É mesmo na capital portuguesa que a infanta inicia os estudos universitários, onde vai ficar durante o primeiro ano. Seguirá depois para Paris e Berlim, respetivamente.

No início do ano, a imprensa espanhola apontava possíveis caminhos para a jovem: cursos relacionados com relações internacionais e áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática eram os que estavam em cima da mesa.

Segundo a imprensa espanhola, a infanta ter-se-á interessado também pelas artes liberais, mas a decisão dos reis foi a de juntar as várias preferências de Sofia na escolha das Ciências Políticas e Relações Internacionais, que consideram mais útil para a função de apoio à irmã e futura rainha, refere o jornal espanhol “El País”. Segue, ainda, o mesmo caminho da tia, Cristina, formada em Relações Internacionais pela Universidade Complutense de Madrid.

A filha mais nova dos reis prossegue, assim, os estudos no exterior: nos ultimos anos, estudou no Atlantic College, no País de Gales, tendo terminado essa etapa dos estudos em maio deste ano. Ao todo, irá passar cinco anos fora do país, decisão que a coroa explica, de acordo com fontes ouvidas pelo “El País”, com o facto de a infanta não ser a herdeira do trono, Leonor, que deverá no seu caso formar-se em Espanha após a etapa militar que está neste momento a cumprir.

Que universidade é esta?

O Forward College é uma faculdade de cariz internacional que, em 2023, escolheu a capital portuguesa para implementar um campus. Está também presente em em França e na Alemanha, por onde Sofia também passará. A instituição foi fundada em 2021 por franceses, sendo regida pela Universidade de Londres e a direção académica a cargo da London School of Economics and Political Science.

Apesar de ser uma instituição britânica, o título obtido a partir do Forward College é válido na União Europeia.

O custo anual do curso começa nos 18.500 euros (pago pelos reis de Espanha), valor que inclui alojamento com o primeiro ano a realizar-se no campus de Lisboa, o segundo em Paris e conclui-se em Berlim já no terceiro ano. O curso é dado em inglês, mas inclui a opção de ter aulas em português, francês e alemão.

Esta universidade tem um cariz “exclusivo”: em 2021, apenas uma em cada 11 inscrições foi aceite, com aulas dadas a grupos reduzidos de alunos de cerca de 40 nacionalidades.

Sofia segue assim um caminho diferente em relação à irmã mais velha Leonor de Borbón y Ortiz, herdeira da coroa espanhola.

Até agora, as duas irmãs partilhavam a mesma formação, mas em 2023, aos 17 anos, a princesa das Astúrias iniciou o seu treino militar antes de ingressar na Universidade. O primeiro ano foi passando nas forças armadas na Academia Geral Militar de Saragoça, passando ao navio-escola Juan Sebastián de Elcano, para aprender a velejar, e terminará os seus estudos na Academia Geral da Aeronáutica, em San Javier, em Múrcia.