O colapso da ponte Gambhira, no estado de Gujarat, a oeste de Nova Deli, na Índia, provocou pelo menos 13 mortos, incluindo duas crianças, e vários feridos. Seis veículos terão caído de uma altura entre 15 e 18 metros para o rio Mahi, depois de uma secção da ponte, com cerca de 15 a 20 metros de comprimento, ter desabado perto da vila de Mujpur, situada a 27 quilómetros de Vadodara, segundo o Times of India.

Entre os veículos que caíram estavam três camiões, uma carrinha de caixa aberta, um tuk-tuk e um veículo de sete lugares. Equipas de resgate locais, apoiadas pelos bombeiros e pela Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF), realizaram operações de busca e salvamento. Cinco sobreviventes foram resgatados e transportados para o Hospital SSG, em Vadodara.

A ponte Gambhira, com 830 metros de comprimento, construída em 1986, serve como uma importante ligação entre o centro de Gujarat e a região de Saurashtra, sendo amplamente utilizada por veículos pesados que transportam mercadorias industriais.

Em resposta ao acidente, o governo de Gujarat anunciou uma investigação sobre o colapso e iniciou um processo de licitação para a construção de uma nova ponte.

Colapso reaviva memórias de tragédia em 2022

Este incidente reavivou memórias da tragédia da ponte de Morbi, ocorrida em outubro de 2022, que resultou na morte de pelo menos 137 pessoas e levantou questões sobre a segurança das infraestruturas no país.

Equipas de resgate realizam operações de busca após o colapso de uma ponte sobre o rio Machchhu, em Morbi, no estado de Gujarat, Índia, a 31 de outubro de 2022.
Equipas de resgate realizam operações de busca após o colapso de uma ponte sobre o rio Machchhu, em Morbi, no estado de Gujarat, Índia, a 31 de outubro de 2022. Anadolu / GETTY IMAGES

A ponte, com 233 metros de comprimento, data da época colonial britânica e tinha sido reaberta ao público há cinco dias, após sete meses de obras, sem que tenha sido emitido um certificado de segurança pelas autoridades, afirmou na altura o autarca de Morbi, Sandeepsinh Jhala.

Os acidentes em infraestruturas antigas e mal conservadas são frequentes na Índia, sobretudo em pontes.