“Roteiro de cuidados na DPOC” é um guia dedicado a médicos, recentemente lançado pelo Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias (NEDResp) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
Estudo demonstra que a estimulação do cerebelo durante o envelhecimento tem impacto na melhoria da memória episódica (a capacidade de recordar histórias e ações do quotidiano).
O livro “Plano para uma Barriga Feliz – 28 dias para tratar do seu intestino” (Planeta), lançado já este mês, apresenta várias dicas e receitas para que se dê mais atenção à microbiota intestinal e ao microbioma. A autora, Bárbara Marrucho, mestre em Ciências Farmacêuticas, alerta, em entrevista, pa
Médica de família há quase 30 anos, Alexandra Fernandes começou a lutar por melhores cuidados de saúde ainda no projeto Alfa, o embrião das unidades de saúde familiar (USF). Atualmente, é coordenadora da Via Verde Saúde Seixal, uma resposta “temporária” a quem não tem médico de família e que, como f
Conhecida como “pandemia silenciosa”, a Hipertensão arterial (HTA) afeta já cerca de 42% da população nacional, estimando-se que mais de 25% dos doentes desconheça que sofre desta patologia crónica. É o principal fator de risco para o acidente vascular cerebral, principal causa de mortalidade e inca
Em causa está a orientação da DGS, publicada esta semana, e que estipula que os partos normais, considerados de baixo risco, ficam a cargo dos enfermeiros especialistas de Saúde Materna e Obstétrica.
De acordo com dados de um inquérito que analisa visão dos portugueses sobre a depressão, em cada 10 portugueses, seis sentiram sinais de depressão e três já foram diagnosticados com esta doença.
Neste Dia Nacional de Conscientização à Fibromialgia, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia salienta que a prevalência estimada em Portugal da fibromialgia é de 1.7 % (1.3 a 2.1%), sendo mais prevalente no sexo feminino do que no sexo masculino.
Neste Dia Europeu da Saúde Periodontal, a Sociedade Portuguesa de Periodontolgia e Implantes alerta para o facto de a doença das gengivas poder agravar patologias sistémicas e alerta para a importância da sua prevenção.
A sessão “Diabetes - Presente e Futuro”, realizada em parceria com a Renascença, poderá ser acompanhada através do Facebook da APDP ou do site ou Youtube da Renascença.
O reumatologista José António Pereira da Silva, diretor do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, criou um site de apoio a quem sofre de fibromialgia. O especialista, juntamente com uma equipa de outros profissionais, acredita que o bem-estar emocional faz a diferença
Em causa está “o incumprimento, por parte do Ministério, da calendarização das negociações com a plataforma sindical, materializado nos sucessivos adiamentos das reuniões por parte do Secretário de Estado e pela falta de propostas concretas por parte do Governo”.
Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, alerta para excesso de colesterol e para as ideias não científicas que levam à descontinuação do tratamento com Estatinas, inclusive em doentes de muito elevado risco cardiovascular.
A conclusão é do estudo “Os Portugueses e o Colesterol 2023” realizado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), com a GFK Metris, e que é apresentado.
A Sociedade Portuguesa de Oncologia compromete-se, através da campanha "Cuidar de Si Durante o Cancro", que decorre de 29 de maio a 2 de junho, no Porto, a esclarecer a importância da pele e dos cuidados a seguir durante os tratamentos oncológicos.
Neste dia Mundial do Lúpus, 10 de maio, Andreia Gomes, da da BebéVida, escreve sobre os benefícios das células estaminais no tratamento desta patologia.
As organizações médicas da Saúde Pública pedem ao ministro da Saúde que as receba com “caráter de urgência”. Em causa está o “esvaziamento” da Direção-Geral da Saúde (DGS) e o que consideram ser uma indefinição do que vai ser o papel da SP com o fim das ARS. Gustavo Tato Borges, presidente da Associ
Isabel Marques vive com lúpus há 18 anos, ou seja, a dor faz parte da sua vida, 24 horas por dia, há quase duas décadas. Mesmo assim diz-se feliz e quer dar o seu testemunho na primeira pessoa, porque acredita que "um doente bem informado tem um papel muito interventivo junto dos médicos e da sua do