De 10 a 16 de março celebra-se a Semana Mundial do Glaucoma, com o mote ‘No glaucoma, tempo é visão’. Em comunicado divulgado, especialistas da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) salientam a importância de um diagnóstico precoce face a esta doença crónica e progressiva que afeta cerca de 200
Nos dias 16 e 17 de março decorre o Congresso Europeu do Autismo 2024 (CEA 2024), na Fundação Champalimaud. Indihara Horta, fundadora do Centro de Desenvolvimento Infantil Kuzola Mona e Presidente da Comissão Organizadora, realça a importância da formação para se lidar com “o universo do autismo”.
O podcast Vidas lançou um novo episódio esta semana dedicado ao mieloma múltiplo. O 7º episódio aborda a importância da literacia em saúde e da sensibilização para a doença, junto da sociedade, mas também dos profissionais de saúde dos cuidados primários. O contributo das Associações de Doentes dura
Amália Pacheco, médica ginecologista e responsável pela Unidade de Colposcopia da ULS do Algarve – Unidade de Faro, alerta para a importância da vacina contra o HPV, um vírus que pode levar a cancro do colo do útero. Mas apela também à adesão ao rastreio nos cuidados primários.
Tal como nos restantes âmbitos da saúde de uma mulher, também a saúde oral apresenta alterações ao longo das diferentes fases da sua vida, resultado da variação dos níveis hormonais.
Artigo de opinião de Francisca Delerue, Assistente Hospitalar Graduada de Medicina Interna/ Diretora do Serviço de Medicina Interna do H. Garcia de Orta / SPMI.
A maioria (87,1%) dos portugueses confrontados com o diagnóstico de mieloma múltiplo (MM) nunca tinha ouvido falar desta doença, apresentando apreensão e tristeza no momento do diagnóstico, com 36,6% a afirmar a necessidade de apoio psicológico para ajudar na gestão da sua doença.
Durante o ano de 2023 a equipa multidisciplinar de Doação de Órgãos e Tecidos da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, que opera na Unidade Hospitalar de Abrantes, esteve envolvida na colheita de 30 órgãos provenientes de 13 dadores. No total, ao longo dos últimos 14 anos, a região do Médio Tejo foi
De acordo com uma iniciativa de 2018 do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), cerca de 1,6 milhões de pessoas admite sentir dificuldades auditivas. Além disso, internacionalmente, estima-se que 20 a 25% da população sofra com este problema. Em entrevista, João Ferrão, especialista
Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde, Professor da FMUP e investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade.
Artigo de opinião de Ricardo Miranda, presidente e sócio fundador da Associação OUVIR, e de Helena Caria, sócia honorária da Associação OUVIR, relativamente ao Dia Mundial da Audição.
Paulo Gonçalves, presidente da RD-Portugal, chama a atenção para a problemática das doenças raras e como vai ser importante ter um Registo Nacional que permita acesso nos diferentes setores da saúde.
A Associação de Síndromes Excecionalmente Raras e Pessoas sem Diagnóstico (SERaro), assinalou dois anos de existência. De acordo com Ana Rute Sabino, presidente da SERaro, a associação nasceu da “necessidade de dar voz e apoio às pessoas com síndromes excecionalmente raras e àquelas que ainda não es
Isabel Gonçalves, Coordenadora da Unidade de Hepatologia e Transplantação Hepática Pediátrica da ULS de Coimbra, alerta para os sintomas da colangite esclerosante na idade pediátrica que podem ser facilmente confundidos com outras doenças.
Os resultados do projeto PANORAMA-AVC foram discutidos por Denis Gabriel, médico neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, que foi um dos oradores do 18º Congresso Português do AVC. Em entrevista, o também membro da Direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (